! Em noite histórica na NBA, Kobe Bryant marca 81 pontos - 23/01/2006 - UOL Esporte - Basquete
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  23/01/2006 - 07h58
Em noite histórica na NBA, Kobe Bryant marca 81 pontos

Das agências internacioais
Em Los Angeles (EUA)

"MVP! MVP!" Nunca em sua carreira o armador Kobe Bryant havia merecido tanto o grito de melhor jogador da temporada quanto na noite deste domingo. Diante de uma incrédula e eufórica torcida do Los Angeles Lakers no ginásio Staples Center, ele conseguiu uma marca que apenas Wilt Chamberlain tinha ultrapassado. Bryant marcou inacreditáveis 81 pontos na vitória dos Lakers sobre o Toronto Raptors por 122 a 104 pela temporada regular da NBA.

Reuters
Apenas Wilt Chamberlain, em 1962, conseguiu uma marca maior que a de Kobe Bryant (foto)
Esta é a segunda maior pontuação já obtida por um atleta na NBA. Apenas Chamberlain, considerado por muitos como o melhor jogador de todos os tempos, teve um jogo com mais pontos: 100, na vitória do Philadelphia Warriors sobre o New York Knicks, em 2 de março de 1962.

"Nem quando eu era criança eu poderia sonhar com isso. Não existia nenhuma possibilidade. É difícil explicar o que aconteceu", disse Bryant, que no dia 10 de janeiro já havia se igualado a Chamberlain, tornando-se o primeiro jogador da NBA em 40 anos a marcar mais de 45 pontos em quatro jogos seguidos.

"Eu já vi alguns jogos inesquecíveis, mas nunca tinha visto algo como isso", conta Phil Jackson, técnico dos Lakers. "Para ele é um desafio pessoal atacar pelo time inteiro. Não é exatamente a maneira que você quer para ganhar o jogo, mas quando você vence é ótimo ter uma arma como esta."

Bryant marcou 26 pontos no primeiro tempo, e 55 na segunda etapa -apenas quatro a menos do que o recorde de Chamberlain em um tempo.

MAIORES PONTUADORES
JogadorPontosAdversárioData
Wilt Chamberlain (Philadelphia Warriors)100New York Knicks02/03/62
Kobe Bryant (Los Angeles Lakers)81Toronto Raptors22/01/06
Wilt Chamberlain (Philadelphia Warriors)78Los Angeles Lakers08/12/61
Wilt Chamberlain (Philadelphia Warriors)73Chicago Packers13/01/62
Wilt Chamberlain (San Francisco Warriors)73New York Knicks16/11/62
David Thompson (Denver Nuggets)73Detroit Pistons09/04/78
Wilt Chamberlain (San Francisco Warriors)72Los Angeles Lakers03/11/62
"A coisa mais difícil de tudo isso é que ele acertou lances difíceis. Se você olhar no terceiro período, vai ver que os nossos rapazes estavam lá. Às vezes tínhamos dois marcadores sobre ele", analisou o técnico do Toronto, Sam Mitchell, que não colocou o brasileiro Baby em quadra.

Na partida, Bryant acertou 28 dos 46 arremessos que fez, incluindo sete de 13 chutes da linha dos três pontos. Nos lances livres, ele foi quase perfeito, com 18 acertos em 20 tentativas.

Depois do jogo, Bryant novamente recusou comparações com Michael Jordan, que nunca conseguiu entrar na lista de jogadores que atingiram 70 pontos em uma única partida.

"Durante toda a minha carreira eu tenho sido comparado a ele, e eu gostaria que isso acabasse. Ele é Michael Jordan e eu sou Kobe Bryant. Não há comparação. Eu realmente gostaria que as pessoas parassem com isso porque isso me incomoda. Você não pode comparar o que estou fazendo com o que ele fez. Somos dois jogadores diferentes", reclamou Bryant.

Outros jogos
A rodada deste domingo teve outras partidas. O Detroit Pistons, time com a melhor campanha da temporada, chegou à sétima vitória seguida ao bater o Houston Rockets por 99 a 97, apesar dos 43 pontos e nove rebotes do ala Tracy McGrady.

Chauncey Billups, com 24 pontos e nove assistências, e Richard Hamilton, também com 24 pontos, foram os destaques dos Pistons, que contaram com 13 pontos e 15 rebotes do pivô Ben Wallace.

Assim, os Pistons chegam à 33ª vitória em 38 partidas, com um aproveitamento de 86,8% na temporada. A segunda melhor campanha é do San Antonio Spurs, que perdeu para o Denver Nuggets por 89 a 85, no SBC Center, em San Antonio.

Ainda em recuperação, o ala-pivô brasileiro Nenê Hilário não jogou. Carmelo Anthony foi o cestinha do time, com 20 pontos e oito rebotes, enquanto o reserva Earl Boykins contribuiu com 19 pontos. O craque do San Antonio, o ala Tim Duncan, terminou a partida com 14 pontos e 13 rebotes.

Em Phoenix, os Suns perderam para o Seattle Supersonics por 152 a 149, em jogo com duas prorrogações. O armador brasileiro Leandrinho atuou por 23 minutos e marcou 16 pontos, dois rebotes, uma assistência e uma roubada de bola.

O cestinha do jogo foi Ray Allen, dos Sonics, com 42 pontos. Luke Ridnour contribuiu para a vitória com 30 pontos e 11 assistências, enquanto Vladimir Radmanovic fez 22 pontos e dez rebotes.

Veja também


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias