FOTOS
Álbum de fotos do Aberto do Brasil




   17h01 - 26/11/2001

Nacional masculino terá duas equipes estreantes no próximo ano

Lancepress!
No Rio de Janeiro

Das sete equipes que estão classificadas para o 13º Campeonato Nacional de basquete masculino, duas irão fazer a sua estréia na competição: o Automóvel Clube de Campos (RJ) e o São Caetano (SP).

O time carioca garantiu, no último sábado, a terceira vaga do Rio de Janeiro com a vitória sobre o Macaé, enquanto o clube paulista assegurou sua participação com o segundo lugar na Super Copa Brasil que terminou neste domingo.

As outras cinco equipes confirmadas no Nacional 2002: são o Vasco da Gama (RJ), atual campeão brasileiro; Londrina/Sercomtel, campeão paranaense; Flamengo e Fluminense (Rio de Janeiro); e o Universo/Ajax (GO), campeão da Super Copa.

Para completar os 16 participantes, faltam ser definidas as seis equipes de São Paulo e os campeões do Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Santa Catarina.

Com a classificação do Automóvel Clube de Campos, o Rio de Janeiro volta a ter um representante do interior depois de seis anos. Os últimos foram a Liga Angrense e o CEE/Nova Friburgo, em 1995. O time de Campos é dirigido pelo técnico Zé Boquinha, 57, e está na semifinal do Campeonato Carioca, onde vai enfrentar o Flamengo. Os destaques do time são o armador Danilo (ex-Mogi), o ala Robyn Davis (ex-Flamengo) e o pivô Jaja Richards (ex-Botafogo).

"A participação de Campos no Nacional é muito positiva para o basquete brasileiro porque ajuda na descentralização. Permite que times do interior do Rio também possam disputar campeonatos importantes, melhorando a qualidade do basquete da região. Consegui classificar de novo uma equipe pela primeira vez para o Nacional, como fiz no ano passado como técnico do Universo/Ajax", comentou Zé Boquinha.

Já o São Caetano está em 11º lugar no Campeonato Paulista com 30 pontos ganhos (9 vitórias e 12 derrotas), mas três jogos a menos que os líderes. O time ainda tenta uma vaga nas quartas-de-final mas precisa vencer os sete jogos restantes e torcer por derrota de seus adversários.

O técnico Emerson Tadiello, de 58 anos, vai se reunir esta semana com a diretoria para definir o planejamento do time para o Nacional 2002. Os destaques são os alas Aurélio e Cavaliére e o pivô Luisão.

"As nossas expectativas são as melhores possíveis, já que a trajetória do São Caetano é de muita luta. É a primeira vez que o time participa do Campeonato Nacional e isso é muito importante para o basquete da região. Além disso, São Caetano tem excelentes ginásios e bons jogadores em todas as categorias treinando no clube. A chance de participar de grandes competições estimula os jovens da região a jogar mais basquete", disse Emerson Tadiello.


Comente esta notícia nos Grupos de Discussão UOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

03/09/2007

20h22
Espanhóis comemoram boas atuações no Aberto dos EUA


20h14
Santos tira peso de favoritismo e prevê retomada contra o Inter


20h13
Jogadores do Bota lametam má fase de Dodô


20h10
Diretoria do Bota não teme Fifa e grupo diverge sobre Dodô


20h05
Blake segue sem vencer em partidas de cinco sets

MAIS BASQUETE

09/08/2010

19h59
Jogadores da seleção dos EUA recebem alerta de corte


19h28
Magnata anuncia interesse em comprar o Detroit Pistons


18h23
Joakim Noah negocia renovação de contrato com os Bulls


18h05
Allen diz que pensou em deixar Boston, mas comemora vinda de Shaq


17h45
Após novela, Rasheed Wallace deve se aposentar, diz empresário