Como Tom Brady

Os atletas que desistiram da aposentadoria

Por UOL, em São Paulo (SP)

Pouco mais de um mês após anunciar sua aposentadoria do futebol americano, Tom Brady utilizou suas redes, ontem à noite, para dizer que está de volta ao Tampa Bay Buccaneers e disputará a 23ª temporada da NFL de sua carreira.
Kevin C. Cox/Getty Images/AFP
Apesar de não ser o movimento mais natural no esporte, o quarterback não é o primeiro atleta que desiste da aposentadoria. O UOL Esporte listou outros esportistas que também fizeram isso. Confira:
GIPHY

Michael Phelps

O nadador americano decidiu se aposentar após aos Olimpíadas de Londres, em 2012. Porém voltou a nadar e se classificou para o Rio-2016. No Brasil, ele foi ao pódio seis vezes e fechou sua carreira com 28 pódios -- 23 medalhas de ouro, tornando-se o atleta mais vitorioso da história dos Jogos.
Al Bello/Getty Images for Octagon

Hortência

A 'Rainha' anunciou, em 1994, que não jogaria mais basquete após a conquista do Mundial na Austrália -- ou seja, ela estaria fora da Olimpíada de Atlanta. Após engravidar e ter seu filho, no início de 96 ela comunicou que estava voltando ao basquete. Ela foi destaque da medalha de prata brasileira em Atlanta.
J. Tavares/Folhapress

Michael Schumacher

O maior campeão da história da Fórmula 1 se aposentou no final de 2006 da categoria, com sete títulos conquistados. Ele retornou em 2010, com 41 anos, mas não venceu nenhuma corrida. Ele permaneceu por três temporadas na F-1 até se aposentar de forma definitiva.
Reprodução

Robert Scheidt

Scheidt avisou que a Olimpíada do Rio, em 2016, era a último de sua carreira. No entanto, no ano seguinte, ele anunciou que tentaria vaga para Tóquio-2020 -- e conseguiu.
Reuters

Michael Jordan

Um dos maiores jogadores da história do basquete parou de jogar duas vezes antes de se aposentar oficialmente. Com 30 anos e três títulos seguidos da NBA, ele tentou a sorte no beisebol, em 1994. Sem sucesso, retornou para a bola laranja. Venceu mais três títulos na NBA, e em 99 se aposentou novamente. Em 2001 retornou, pelo Wizards, e depois encerrou sua carreira.
GIPHY

Rob Gronkowski

Em março de 2019, Gronk anunciou em seu Instagram sua aposentadoria da NFL -- o atleta sempre conviveu com muitas lesões. No entanto, em janeiro do ano seguinte, ele comunicou que estava de volta e disse aos Patriots que queria ser trocado para o Tampa Bay Buccaneers -- o mesmo time que tinha acabado de contratar Tom Brady, um de seus principais parceiros na carreira.
Lucy Nicholson/Reuters

Alain Prost

Em 1993, o piloto francês recebeu um convite para deixar a aposentadoria e correr pela Williams para tentar seu tetracampeonato na Fórmula 1. Ele se sagrou campeão e deixou Ayrton Senna com o vice.
Roger Gould/Getty Images

Martina Hingis

Com cinco Grand Slam conquistados entre 1997 e 1999, a tenista suíça se aposentou em 2007. Em 2012 ela retornou ao esporte com muito sucesso nas duplas, vencendo mais quatro Grand Slam, e outros seis nas duplas mistas. Em 2016 foi prata nas Olimpíadas do Rio.
Ker Robertson/Getty Images
Publicado em 14 de março de 2022.