Buffon no Parma

Como era o time em que o goleiro italiano jogou há 20 anos

Por UOL, em São Paulo (SP)

De acordo com a imprensa italiana, o goleiro Gianluigi Buffon está muito próximo de fechar com seu novo clube: o Parma. O italiano de 43 anos estaria voltando para o clube que o revelou há 26 anos e que voltou para a Série B do italiano na última temporada.
GIPHY
O Parma da geração de Buffon foi histórico. Conquistou a Copa da Itália em 1998/99, a Copa da Uefa em 1998/99 e a Supercopa Italiana de 1999. O UOL Esporte listou os onze titulares que superaram o Olympique de Marselha, por 3 a 0, na final da competição continental. Confira:
Reuters

Gianluigi Buffon

O goleiro italiano tinha apenas 20 anos quando foi titular do Parma na final da Copa da Uefa. Depois, ele passou pela Juventus e pelo Paris Saint-Germain.
Reprodução

Roberto Sensini

O defensor argentino já era um veterano no elenco, com 31 anos. Ao longo de sua carreira, jogou no Newell's Old Boys, na Udinese e na Lazio.
Reprodução

Fabio Cannavaro

Único zagueiro a ganhar o prêmio de melhor jogador do mundo, Cannavaro tinha 24 anos quando era o zagueiro titular do Parma e tinha Buffon como goleiro. Após se destacar, ele jogou na Inter de Milão, Juventus, Real Madrid e encerrou a carreira no Al-Ahli.
Reprodução

Lilian Thuram

O defensor francês já não era tão jovem, 26 anos, mas o Parma foi seu trampolim para outros gigantes europeus. Ele chegou à Juventus e ao Barcelona depois de ser campeão com Buffon.
Arte/UOL

Diego Fuser

Fuser era um meia-atacante italiano de 29 anos. Ele passou por Torino, Milan, Fiorentina, Lazio, Parma, Roma e Torino.
Reprodução

Dino Baggio

Apesar do sobrenome, Dino não tem nenhum parentesco com Roberto Baggio. O volante tinha 26 anos quando foi campeão da copa da Uefa com o Parma. Passou por grandes clubes como Torino, Inter de Milão, Juventus e Lazio.
Reprodução

Alain Boghossian

O meio-campista francês foi mero espectador do título mundial de seu país na Copa de 1998. No entanto, quando tinha 27 anos, foi titular do Parma e ajudou o time italiano a conquistar títulos. Em sua carreira, jogou no Istres (FRA), Olympique de Marselha, Napoli, Sampdoria e Espanyol.
Reprodução

Paolo Vanoli

Aos 25 anos, o italiano jogava como lateral esquerdo e meio-campista no Parma. Após sua passagem pela equipe, atuou na Fiorentina, Bologna, Rangers e Vicenza.
Reprodução

Juan Sebastián Verón

O Parma foi muito importante na carreira de "La Brujita", como ficou conhecido o meio-campista argentino. Depois de se destacar aos 23 anos na equipe, ele passou por Lazio, Manchester United, Chelsea e Inter de Milão.
Reprodução

Enrico Chiesa

Pai de Federico Chiesa, da Juventus, o ex-jogador atuou com a camisa do Parma por três anos e conquistou o título da Copa da Uefa aos 27. Ainda no futebol italiano, ele jogou na Sampdoria, Fiorentina e Lazio, além de outras equipes de menor expressão.
Reprodução

Hernán Crespo

O atual técnico do São Paulo vestiu a camisa de um clube europeu pela primeira vez no Parma -- e foi onde encerrou sua carreira em 2012. Ele foi campeão se destacando com apenas 22 anos. Depois passou por Lazio, Inter, Chelsea, Milan e Genoa.
Reprodução
Publicado em 15 de junho de 2021.