Não quero sair!

Por Brunno Carvalho

Marinho causou polêmica ontem (13) ao se incomodar com a substituição e nem sequer cumprimentar o técnico Ariel Holan, durante o empate do Santos com o San Lorenzo, pela Libertadores. Depois, ele reconheceu que errou.
Divulgação / Santos FC

Não sou insubstituível, não sou dono do time e estou aqui para ajudar... já pedi perdão ao treinador diante do grupo, nunca tomei atitude assim com treinador nenhum, ficam aqui minhas desculpas."

Marinho
A atitude de Marinho, no entanto, não é nem de longe a única no futebol. Ao longo dos anos, diversos jogadores ficaram bravos por deixar as partidas. Confira alguns.
Pool/Getty Images

Cristiano Ronaldo

O português foi substituído por Maurizio Sarri logo aos 10 minutos do 2º tempo contra o Milan, em 2019. Bastante incomodado, ele foi para o vestiário sem cumprimentar ninguém.
Juventus FC/Juventus FC via Getty Images

Não houve polêmica, vocês sabem que não gosto de ser substituído. Tentei ajudar a Juventus mesmo jogando lesionado e ser substituído? Ninguém gosta, mas entendo, porque eu não estava bem, como nestes dois jogos não estou 100%."

Cristiano Ronaldo

Mbappé

Em fevereiro do ano passado, o atacante foi tirado de um jogo do PSG após marcar o quarto gol contra o Montpellier - acabou 5 a 0. A insatisfação foi tanta, que ele precisou ser contido pelo técnico Thomas Tuchel, que depois justificou a decisão.
Aurelien Meunier - PSG/PSG via Getty Images

Não estou com raiva, mas estou triste porque isso não é necessário. Expliquei a ele por que fizemos isso, e vai continuar assim. Eu sempre vou decidir os aspectos técnicos. Não jogamos tênis, jogamos futebol e temos que respeitar a todos."

Thomas Tuschel

Arturo Vidal

No início deste mês, o chileno foi substituído na partida entre a Inter contra a Juventus, pela Copa Itália e esbravejou: "sempre o 22, sempre o 22". A atitude não agradou ao técnico Antonio Conte.
DeFodi Images via Getty Images

Quando substituo os jogadores, não presto atenção às suas reações. Eu tomo as decisões, e os jogadores têm de aceitá-las e é isso."

Antonio Conte

Gabigol

O atacante já teve dois casos célebres envolvendo substituições. O mais recente aconteceu no início do ano, no jogo do Flamengo contra o Athletico, quando não cumprimentou o técnic Rogério Ceni e foi para o banco reclamando.
Reprodução
A outra foi uma falta de substituição, quando Gabigol ainda estava na Inter de Milão. Em um jogo contra a Lazio, se irritou por não entrar ao longo do jogo e abandonou o banco de reservas. Dias depois, pediu desculpas.
Reprodução

Ganso

Paulo Henrique Ganso teve um caso clássico na época de Santos. Na final do Paulista contra o Santo André, em 2010, ele desobedeceu ao técnico Dorival Júnior e se recusou a deixar o gramado.
Ricardo Saibun/Santos FC
Com a camisa do Flu, Ganso voltou a se rebelar contra uma substituição. Durante o empate com o Santos, em 2019, ele foi substituído e chamou Oswaldo de Oliveira de "burro". O treinador respondeu o chamando de "vagabundo".
Thiago Ribeiro/AGIF

Matías Viña

O lateral-esquerdo não gostou de ser substituído por Vanderlei Luxemburgo no empate do Palmeiras contra o Internacional, em setembro passado. Incomodado no banco, o uruguaio ouviu "o técnico sou eu" da boca de Luxemburgo.
Cesar Greco

Ele saiu obviamente chateado, mas o treinador sou eu, eu fui falar com ele, que faz parte. Ele disse que estava bem para jogar, mas eu falei que o treinador sou, eu que tomo a decisão. Eu não briguei com o Viña."

Vanderlei Luxemburgo
Ettore Chiereguini/AGIF
Publicado em 14 de abril de 2021.