TSE já registra mais de 150 crimes eleitorais e 28 prisões

Da Agência Brasil, em Brasília

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) divulgou boletim na manhã deste domingo (26) informando que, até às 11h, 154 eleitores cometeram algum tipo de crime eleitoral no país e 28 deles foram presos.

A divulgação de propaganda irregular foi o crime mais cometido, até o momento, com 74 registros, a maioria no Rio de Janeiro com 32 ocorrências --em cinco delas os flagrados foram detidos. Também houve uma prisão pelo mesmo motivo no Acre. Foram 18 ocorrências de boca-de-urna, que resultaram em dez prisões, três delas em Goiás.

Houve sete registros de transporte ilegal de eleitores, com três ocorrências no Ceará. Ninguém foi preso. Ouros motivos não especificados pela Justiça Eleitoral somam 42 ocorrências e 11 prisões pelo país.

O TSE ainda não registrou ocorrências envolvendo candidatos.

A Justiça Eleitoral também divulgou o número de urnas substituídas nas primeiras três horas de votação: foram 1.151, 0,27% do total em operação. A maioria dos problemas, mais uma vez, ocorreu no Rio de Janeiro, com 221 substituições. São Paulo (188), Rio Grande do Sul (111) e Paraná (78) também estão no topo do ranking de trocas de urnas eletrônicas.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos