Eleições no Pará ocorrem com tranquilidade até o momento

Paulo Victor Chagas

Da Agência Brasil, em Belém

As eleições no estado ocorrem de forma tranquila em Belém. Os eleitores da capital paraense estão se deslocando sem problemas para as seções eleitorais. Eles enfrentam poucas filas para o voto em comparação ao primeiro turno. Outro motivo é que os eleitores já conhecem as seções eleitorais, então perdem menos tempo solicitando informações e tentando se localizar.

Até o momento, foram registradas pelo Gabinete Integrado de Segurança duas ocorrências. Uma delas em Belém, na escola Almilcar Alves Tupiassu, onde as fotos dos candidatos não estão aparecendo no momento da votação. De acordo com o sargento Humberto, do Corpo de Bombeiros, as forças de segurança apuraram o ocorrido e se deslocaram para o colégio afim de solucionar o problema.

Outra informação do relatório parcial da Justiça Eleitoral do Pará é de que no município de Breu Branco, a comunidade próxima a uma escola está funcionando somente com uma seção eleitoral devido à falta de energia elétrica na região. Segundo o secretário de Tecnologia da Informação, Felipe Houat, esse tipo de falha não prejudica a votação, pois as urnas são equipadas com baterias externas que conseguem manter o procedimento por um período superior a oito horas.

Já no que diz respeito à segurança eletrônica do processo eleitoral, o TRE informou que 17 urnas foram substituídas até as 9h45, horário local. Ao todo, 39 ocorrências foram registradas sobre urnas com problemas.

O delegado Gilvandro Souza, da Secretaria de Segurança Pública do Pará, informou que estarão no gabinete, durante todo o dia, representantes de todas as forças de segurança pública, entre civis e militares, para acompanhar e deliberar sobre a existência de qualquer crime eleitoral. Até o momento, não foi registrado nenhum caso de boca de urna nem de propaganda irregular dos candidatos.

Dos 5.185 milhões de eleitores aptos a votar, 4 milhões compareceram às urnas no primeiro turno. Apesar de a capital, Belém, não usar ainda o sistema de identificação biométrica, 12% do estado adota o procedimento, o que representa cerca de 600 mil eleitores, entre eles, o segundo maior município: Ananindeua. O estado conta com 104 zonas eleitorais distribuídas pelos seus 144 municípios. Neste domingo, cerca de 16 mil urnas estão em funcionamento nas seções eleitorais.

No estado onde os candidatos que disputam o cargo de governador tiveram diferença de apenas 50 mil votos no primeiro turno, a expectativa no Pará é que, novamente, o resultado das eleições seja conhecido somente nos últimos minutos de apuração. Os candidatos Helder Barbalho (PMDB) e Simão Jatene (PSDB), que disputam a reeleição, tiveram que esperar a apuração de quase 100% dos votos, para descobrir que voltariam a se enfrentar no segundo turno.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos