Dilma e Aécio votam e falam em 'campanha sórdida' e 'momentos lamentáveis'

Do UOL, em Porto Alegre e Belo Horizonte

Os candidatos à Presidência Dilma Rousseff (PT) Aécio Neves (PSDB) reconheceram, ao votarem na manhã deste domingo (26), que protagonizaram uma campanha com episódios "sórdidos", segundo o tucano, e "lamentáveis", de acordo com a petista. 

Dilma deu uma entrevista coletiva antes de votar em Porto Alegre, na qual afirmou que a campanha deste ano teve "momentos lamentáveis" e fez um apelo para que a população comparecesse às urnas.

"Acho que teve momentos lamentáveis. O uso de forma de tratamento indevidas e, inclusive, acredito que isso foi rejeitado pela população", afirmou a candidata.

Aparentemente abatida, Dilma pediu que os eleitores comparecessem às urnas e disse acreditar que o Brasil continuará sendo uma "das maiores nações democráticas do mundo". 

Veja como Dilma Rousseff votou no Rio Grande do Sul

"Eu faço mais uma vez o mesmo apelo que eu fiz ontem para que as pessoas compareçam para votar, que elas exerçam o direito do voto, e que isso signifique mais um fortalecimento da nossa democracia porque é nesse exercício do voto que as pessoas podem externar suas opiniões", afirmou.

"O Brasil mudou para que as pessoas crescessem (…) eu tenho certeza de que o Brasil é e continuará sendo uma das maiores nações democráticas desse planeta", disse a presidente.

Para o senador tucano, a campanha eleitoral deste ano ficará marcada por ter sido "a mais sórdida" já feita, referindo-se aos seus adversários. As declarações foram dadas depois que Aécio votou na escola estadual Governador Milton Campos, no bairro de Lourdes, região centro-sul de Belo Horizonte.

"Ficará marcada como a mais sórdida campanha já feita", disse o tucano. O senador afirmou que está confiante, mas se "considera um vitorioso" independente dos resultados das urnas.

O candidato afirmou ainda que essas eleições terão duas marcas antagônicas. "A primeira, muito triste para a história da política brasileira, é a forma como o PT tratou seus adversários para se manter no poder. A outra marca é a oposta: a de valorização da democracia. O Brasil acordou, foi às ruas para dizer que não aceita a forma como o PT governa o país."

 

Veja como Aécio Neves votou em Belo Horizonte

 

Na seção eleitoral

A presidente votou por volta de 8h45 no colégio Santos Dumont, na Vila Assunção, zona sul da capital gaúcha, acompanhada do governador do RS candidato à reeleição, Tarso Genro (PT). Dilma gastou cerca de 15 segundos na cabine de votação e, em seguida, tomou chimarrão.

Já o senador tucano votou por volta de 10h30, acompanhado da mulher, Letícia Weber, que vota no mesmo colégio, e do prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda (PSB). Houve muito tumulto durante a votação do presidenciável. O vidro da seção eleitoral foi quebrado durante o empurra-empurra entre profissionais de imprensa. Um cinegrafista chegou a se cortar.

Dilma estudou e iniciou sua militância política na escola em que o tucano votou. O candidato tucano cumprimentou duas vezes cada um dos mesários --todos usavam roupas azuis--, gastou cerca de oito segundos na cabine de votação e posou para fotos com a mulher. Antes de votar, declarou-se tranquilo. "Dormi bem. Estou tranquilo."

Após a votação

Segundo seus assessores, Dilma embarcou diretamente para Brasília logo após votar em Porto Alegre. Ela deve acompanhar o fim da votação e a apuração dos resultados no Palácio da Alvorada. A previsão é que ela conceda uma entrevista coletiva quando os votos forem totalizados.

Dilma e Aécio Neves (PSDB) chegam ao final do segundo turno na disputa presidencial mais acirrada desde 1989, quando Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disputou a Presidência com Fernando Collor de Melo, à época, no PRN. ).

Segundo o instituto Datafolha, a diferença de quatro pontos percentuais entre Dilma (52%) e Aécio Neves (48%) na avaliação dos votos válidos apontada pela pesquisa divulgada no último sábado é a mesma verificada em 1989 a véspera da disputa entre Lula e Collor de Melo. À época, Collor estava na frente e venceu a disputa. 

Aécio acompanhará a apuração de seu apartamento em Belo Horizonte. (Leandro Prazeres, Vinicius Segalla e Carlos Eduardo Cherem)

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos