Ibope: No MS, Azambuja tem 51% e Delcídio, 49%

Do UOL, em São Paulo

O deputado federal Reinaldo Azambuja (PSDB), que terminou a votação em segundo lugar, está numericamente à frente no segundo turno da disputa ao governo de Mato Grosso do Sul, com 51% dos votos válidos segundo pesquisa Ibope divulgada nesta segunda-feira (21). Seu adversário, o senador Delcídio Amaral (PT), aparece com 49%.

Para calcular os votos válidos, o instituto exclui os votos brancos, nulos e os eleitores que se declaram indecisos. Considerando a margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos, os dois candidatos estão tecnicamente empatados.

A pesquisa mostra os mesmos valores do último levantamento, feito no dia 13 de outubro: Azambuja tinha 51% das intenções de voto válidos, enquanto Delcídio tinha 49%.

Contando com os votos brancos e nulos, Azambuja aparece com 46%, enquanto o senador Delcídio Amaral (PT) aparece com 45%.

Brancos e nulos somaram 4%, enquanto 5% dos entrevistados não souberam responder.

A pesquisa foi encomendada pela "TV Morena", e foram entrevistados 812 eleitores em 32 municípios do Estado entre os dias 17 a 19 de outubro. A pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o protocolo MS-0072/2014.

Rejeição

A pesquisa também perguntou, independentemente da intenção de voto, em qual candidato o eleitor não votaria de "jeito nenhum". Os dois candidatos também aparecem tecnicamente empatados. Azambuja aparece com 37% da rejeição, enquanto Delcídio tem 36%.

Outros 18% poderiam votar em qualquer um dos candidatos, enquanto 11% não sabem ou não responderam.

Eleições 2014 no Mato Grosso do Sul
Eleições 2014 no Mato Grosso do Sul

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos