Crivella declama ode ao Rio, e Pezão homenageia professores na TV

Do UOL, no Rio

  • Gustavo Serebrenick/Brazil Photo Press

    O senador e o governador disputam o segundo turno no Estado

    O senador e o governador disputam o segundo turno no Estado

Dois dias depois de encerrar o horário eleitoral cantando, o candidato do PRB ao governo do Rio de Janeiro, Marcello Crivella, declamou um poema em homenagem ao Estado. Em sua propaganda na TV nesta quarta-feira (15), ele exibiu um clipe em faz uma ode ao Rio. Assim como na música "Rio de Janeiro", os versos exortam as belezas naturais do Estado e foram declamados pelo candidato enquanto ele caminhava em meio a um jardim.

"Sonhei que amanheceu, o Rio estava em paz, e o sol dessa manhã resplandeceu demais. Crianças nos campos da escola, tentando ser alguém, correndo atrás da bola", diz o texto do poema, composto por Crivella. Antes de ingressar na política, em 2002, o senador, bispo licenciado da Igreja Universal teve uma carreira bem-sucedida como cantor gospel e publicou dois livros, um deles com contos de cunho moral e religioso.

Já o atual governador e candidato à reeleição, Luiz Fernando Pezão (PMDB), focou seu programa no dia do professor, comemorado em 15 de outubro. Ele falou de seus projetos e conquistas para as escolas do Estado e conversou com professores. "Como aluno de escola pública, quero homenagear e agradecer cada professor do Estado que, com muito trabalho, colocou o Rio nas primeiras posições de ensino do país. Sou um filho da oportunidade e sei a importância de uma escola de qualidade", afirmou.

Ao longo da última semana, Pezão obteve o apoio de nove dos dez prefeitos do PT no Estado e de cinco dos seis deputados eleitos pela sigla. No entanto, seu rival, Marcelo Crivella (PRB), foi quem se aliou ao candidato petista derrotado no primeiro turno, Lindberg Farias, e ao presidente do PT-RJ e prefeito de Maricá, Washington Quaquá.

Dilma, que no primeiro turno no Rio optou por ter quatro palanques e apareceu na campanha ao lado de Garotinho, Pezão, Lindberg e Crivella, ainda não se pronunciou sobre quem apoiará no segundo turno. A divisão do PT no Estado, no entanto, foi estimulada pela Direção Nacional do partido, para evitar problemas no palanque da presidente.

Crivella também anunciou, logo no início da semana passada, o apoio de Anthony Garotinho (PR), candidato que ficou em terceiro lugar na disputa do primeiro turno. Garotinho aparecia como favorito nas pesquisas de intenção de voto para concorrer ao segundo turno com o peemedebista. No domingo (12), foi a vez de Romário (PSB) declarar apoio a Pezão. O ex-jogador foi eleito com 4,6 milhões de votos e é o primeiro apoio de peso divulgado pela campanha de Pezão.

Com 100% das urnas apuradas, Pezão obteve 40,57% dos votos válidos, Crivella, 20,26% e Garotinho, 19,73%. A diferença entre Crivella e Garotinho foi de menos de 50 mil votos.

Eleições 2014 no Rio de Janeiro
Eleições 2014 no Rio de Janeiro

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos