Serra (PSDB) vence e tira Suplicy (PT) do Senado depois de 24 anos seguidos

Do UOL, em São Paulo

  • Fábio Braga/Folhapress

    José Serra conseguiu se eleger senador com mais de 58% dos votos válidos

    José Serra conseguiu se eleger senador com mais de 58% dos votos válidos

Após duas derrotas consecutivas em eleições para cargos Executivos, o candidato do PSDB José Serra (PSDB), 72, voltou a vencer uma disputa nas urnas e garantiu uma vaga ao Senado por São Paulo.

Serra saiu vitorioso com 58,49% dos votos válidos, contra 32,53% de seu principal adversário na disputa, Eduardo Suplicy (PT), 73, que tentava a reeleição. Na disputa pelo governo do Estado, o PSDB também comemorou a reeleição em primeiro turno do governador Geraldo Alckmin, que obteve 57,31% dos votos válidos.

Suplicy estava no Senado havia 24 anos, desde 1991 (três mandatos consecutivos de oito anos cada um). O tucano assume o posto de senador pela segunda vez na carreira. Ele foi escolhido para o cargo nas eleições de 1994.

O paulista vem de duas derrotas seguidas nas urnas: em 2010, quando perdeu a disputa para Dilma Rousseff (PT) no segundo turno das eleições presidenciais. Em 2012, quando se candidatou a prefeito de São Paulo, perdeu também no segundo turno para outro petista, Fernando Haddad.

Suplicy ficou com o segundo lugar, enquanto Gilberto Kassab (PSD), 54, conquistou a terceira posição. Serra se juntará a Aloysio Nunes (PSDB) e Antônio Carlos Rodrigues (PR) -suplente de Marta Suplicy (PT), atualmente ministra da Cultura- como o terceiro senador representante de São Paulo.

Com mais de 30 anos de carreira política, o economista José Serra foi eleito deputado federal constituinte em 1986 pelo PMDB, foi cofundador do PSDB em 1988 e eleito deputado federal pelo partido em 1990.

Seu primeiro mandato como senador, de 1995 a 2003, serviu para consolidar sua liderança dentro do PSDB. Licenciou-se duas vezes para ocupar os cargos de ministro do Planejamento (1995-1996) e da Saúde (1998 -2002) do então presidente Fernando Henrique Cardoso.

Saiu candidato a presidente nas eleições de 2002, quando perdeu para Lula, e de 2010, quando foi derrotado por Dilma.

Eleições São Paulo 2014
Eleições São Paulo 2014

Campanha

A disputa pela vaga no Senado teve poucos conflitos. Em um embate jurídico, a campanha de Serra ingressou na Justiça Eleitoral de São Paulo com pedido para tentar proibir a veiculação de uma propaganda de Suplicy na TV, que apontava ascensão do petista em uma pesquisa, mas não trazia o período de realização, a margem de erro e o nível de confiança do levantamento, dados exigidos pela legislação eleitoral.

Um fato curioso foi o momento em que Suplicy decidiu aderir ao chamado desafio do balde de gelo, uma campanha na internet cujo objetivo é arrecadar dinheiro para uma associação que ajuda no tratamento de uma doença degenerativa.

O candidato do PT desafiou seus rivais Serra e Kassab, mas apenas o candidato do PSD aceitou o desafio de gravar um vídeo com o banho gelado.

A falta de segurança é apontada no Esperançômetro do UOL como o maior problema de São Paulo hoje, seguida da qualidade do ensino e da saúde.

Em sua campanha, Serra adotou como principal bandeira as realizações no Ministério da Saúde e no governo de São Paulo, como a criação do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), a implementação da venda de remédios genéricos, a ampliação do número de escolas técnicas no Estado e a abertura de novas estações de metrô e trem.

Disputa interna

Nos últimos anos, Serra e Aécio Neves travaram uma disputa interna pela vaga de candidato tucano à Presidência deste ano.

Quando percebeu a hegemonia de Aécio, Serra chegou a pensar em deixar o PSDB, segundo aliados. Depois, insinuou que poderia disputar prévias do partido.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso defendeu a permanência de Serra no PSDB, apoiando a candidatura de Aécio. Serra abriu mão da Presidência, deixando espaço para a candidatura do mineiro, e ainda considerou concorrer a deputado federal, mas optou pelo Senado.

José Serra
  • Partido: PSDB
  • Nascimento: 19/03/1942, em São Paulo
  • Ocupação: Economista
  • 1º Suplente: José Aníbal (PSDB)
  • 2º Suplente: Atílio Francisco (PRB)
  • Coligação: Aqui é São Paulo (PSDB / DEM / PEN / PMN / PT do B / PTC / PTN / SD / PPS / PRB / PSB / PSC / PSDC / PSL)
Fonte: TSE

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos