Filha de ex-governador, Simone Tebet (PMDB) é eleita senadora pelo MS

Do UOL, em São Paulo

  • Divulgação

    Simone Tebet é filha de Ramez Tebet, ex-governador do MS

    Simone Tebet é filha de Ramez Tebet, ex-governador do MS

A vice-governadora Simone Tebet (PMDB) venceu a eleição para o Senado e será a segunda representante sul-mato-grossense do PMDB na casa, ao lado de Waldemir Moka. Ela ocupará a vaga de Ruben Figueiró (PSDB), cujo mandato se encerra no fim do ano.

A peemedebista foi eleita neste domingo (5) com 52,61% dos votos válidos, contra 23,09% do segundo colocado, o petista Ricardo Ayache, 43, e 16,78% do ex-prefeito de Campo Grande Alcides Bernal (PP), 51.

Os eleitores do Mato Grosso do Sul voltarão às urnas no próximo dia 26, para escolher o novo governador no segundo turno entre Delcídio do Amaral (PT) e Reinaldo Azambuja (PSDB).

Simone é filha de Ramez Tebet, que governou o Estado pelo PMDB entre 1986 e 1987 e depois foi senador e ministro da Integração Nacional no governo Fernando Henrique Cardoso. Entre 2001 e 2003, Ramez Tebet foi presidente do Senado Federal.

Vice do governador André Puccinelli (PMDB), a candidata contou com a divisão de votos entre os dois principais adversários para garantir o primeiro lugar no pleito.

Simone Tebet tem 44 anos e nasceu em Três Lagoas (MS), cidade onde foi a primeira mulher eleita para comandar a prefeitura, em 2004. Reeleita quatro anos depois, ela deixou o cargo em 2010 para assumir como vice na chapa que reelegeu André Puccinelli governador, assumindo posteriormente a Secretaria de Governo do Estado.

Durante a campanha eleitoral, Simone Tebet sofreu algumas críticas do candidato do PP, Alcides Bernal, direcionadas principalmente ao PMDB, que comanda o Estado. A candidata, no entanto, contou com o alto índice de aprovação do governo de André Puccinelli a seu favor.

Adversário do PT e próximo ao PSB em Mato Grosso do Sul, o PMDB contou, além do apoio pessebista, com os partidos PT do B, PSC, PHS, PRB, PRTB, PTN e PEN na coligação "MS Cada Vez Melhor", que elegeu Simone Tebet ao Senado.

Mato Grosso do Sul

Mato Grosso do Sul tem população de 2,6 milhões de pessoas, segundo dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) 2013, espalhadas por 79 municípios. Entre 1991 e 2010, a taxa de mortalidade infantil caiu de 34 a cada mil nascidos vivos para 18 a cada mil, e a expectativa de vida subiu de 67 anos para 75 anos, segundo o Atlas de Desenvolvimento Humano. Em 2010, 94% da população tinha acesso à rede de esgoto.

Elevado à categoria de Estado em 1979, após se desmembrar de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul tem como principais atividades econômicas a pecuária e a agricultura. De acordo com dados mais recentes do IBGE, de 2010, a renda média per capita é de R$ 799 (a média brasileira é de R$ 668) e a taxa de analfabetismo é de 8% (9% em todo o país).

Principais problemas

Na enquete do "Esperançômetro", do UOL, o atendimento à saúde foi apontado como um dos itens que os sul-mato-grossenses mais esperam que melhore em sua vida.  A nova senadora tem como proposta buscar a elevação do repasse de recursos da União para os Estados na área de saúde de 4% para 10% do orçamento.

Simone Tebet
  • Partido: PMDB
  • Nascimento: 22/02/1970, em Três Lagoas (MS)
  • Ocupação: Vice-governadora
  • 1º suplente: Celso dal Lago Rodrigues (PMDB)
  • 2º suplente: Moacir Kohl (PSB)
  • Coligação: MS Cada Vez Melhor (PMDB / PSB / PT do B / PSC / PHS / PRB / PRTB / PTN / PEN)

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos