Ex-governador Anastasia (PSDB) confirma favoritismo e será senador por MG
Rayder Bragon
Do UOL, em Belo Horizonte
-
Reprodução/Facebook/Antonio Anastasia
Antonio Anastasia durante campanha ao Senado por Minas Gerais com 56,7% dos votos
O ex-governador de Minas Gerais Antonio Anastasia (PSDB), 53, confirmou o favoritismo apontado pelas pesquisas de intenção de voto feitas desde o início da campanha eleitoral e foi eleito neste domingo (5) para ocupar uma vaga no Senado com 56,7% dos votos válidos.
Na disputa pelo governo do Estado, Fernando Pimentel foi eleito pelo PT no primeiro turno com 53% dos votos. A vitória marca a ascensão petista no Estado, que elege pela primeira vez um governador no segundo maior colégio eleitoral do país e tira do poder o PSDB, que está no comando estadual há 12 anos.
Anastasia foi secretário de Planejamento e Gestão, além de titular da pasta de Defesa Social, no primeiro mandato de Aécio como governador de Minas Gerais (2003-2006) e vice-governador na sua segunda gestão (2007-2010). Ele assumiu o posto de governador em março de 2010, quando Aécio -- seu padrinho político -- deixou o cargo para concorrer ao Senado. Naquele ano, tendo Aécio como principal cabo eleitoral, Anastasia foi reeleito para a função, com vitória ainda no primeiro turno, em eleição em que teve como principal adversário o ex-ministro Hélio Costa (PMDB). Ele deixou o cargo em abril deste ano para a disputa ao Senado, passando a administração do Estado a Alberto Pinto Coelho (PP), seu vice na chapa.
Funcionário público e professor, Anastasia é tido como um político de viés "técnico". Ele foi o encarregado de elaborar as diretrizes do plano de governo de Aécio Neves, que disputou o cargo de presidente da República neste ano pelo PSDB.
Por ter governado recentemente o Estado e ter tido sua gestão avaliada de maneira positiva pelo eleitorado, Anastasia não precisou lançar mão da presença constante em Minas Gerais de seu principal cabo eleitoral (Aécio Neves), durante a disputa, para se mostrar ao eleitorado.
Seu principal adversário foi o empresário Josué Alencar (PMDB), filho do ex-vice-presidente José Alencar (1931-2011). O peemedebista estreou na vida política tendo como apoiadores o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a presidente Dilma Rousseff e Fernando Pimentel, candidato do PT ao governo estadual.
Na propaganda eleitoral gratuita, no rádio e na TV, o ex-governador tinha quatro minutos e seis segundos. Já Alencar expôs suas ideias em dois minutos e 59 segundos.
As principais causas pelas quais Anastasia se comprometeu a atuar no Senado -- e que poderão ser verificadas durante seu mandato -- são a viabilização da votação do marco regulatório do minério, a revisão do pacto federativo para, segundo ele, "fortalecer Estados e municípios", a modificação das leis penais, "tornando a legislação mais rígida" e o combate à guerra fiscal entre os Estados.
Esperançômetro
Em avaliação contínua realizada pelo UOL, internautas responderam que problemas nos setores de segurança pública e saúde, além do item corrupção, são os que mais preocupam o morador das cidades do Estado.
Eleições 2014 em Minas Gerais
Perfil técnico
Para Malco Braga, doutor em ciência política e professor da PUC-MG (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais), o "perfil técnico" atribuído a Anastasia e sua gestão bem avaliada pelos eleitores mineiros foram fatores preponderantes para sua vitória na disputa de uma cadeira no Senado.
"Anastasia era um governador bem avaliado. O segundo fator tem a ver com o perfil técnico dele, sendo reconhecido como um profissional capaz de trabalhar bem no Senado", afirmou.
O especialista também apontou a "fragilidade" dos adversários como um facilitador da caminhada de Anastasia na corrida eleitoral deste ano. Apesar de Josué Alencar ter tido apoios de peso, o cientista político detectou a falta de experiência política como um fator negativo em sua campanha.
"Foi a primeira investida do Josué Alencar [em campanhas eleitorais], o que facilitou muito o processo da consolidação de escolha do Senador [por Minas Gerais]", avaliou.