Coordenador de Dilma prefere derrotar PSDB no 1º turno; petistas divergem

Leandro Prazeres

Do UOL, em Porto Alegre

O ex-ministro do Desenvolvimento Agrário e um dos principais coordenadores da campanha de Dilma Rousseff (PT) à reeleição, Miguel Rosetto, disse preferir que o PSDB seja derrotado já no primeiro turno das eleições.

"Uma derrota do PSDB cria uma condição política mais aberta para o país. A derrota interessa a um outro tipo de desenvolvimento para o país", disse Rosetto, em Porto Alegre (RS), onde Dilma votou.

O coordenador disse que, apesar dessa preferência, do ponto de vista eleitoral, não haveria diferenças significativas entre enfrentar Marina Silva (PSB) ou Aécio Neves (PSDB) em um eventual segundo turno.

"Não escolhemos adversários. Eles têm desempenhos eleitorais distintos e o que as pesquisas estão mostrando são momentos de chegada muito semelhantes. Do ponto de vista eleitoral, não há diferenciação", disse Rosetto.

O discurso de Rosetto difere do de Tarso Genro (PT), candidato à reeleição ao governo gaúcho.

Questionado sobre quem ele preferia ver enfrentando Dilma em um eventual segundo turno, Genro elogiou Aécio e Marina, mas deu a entender que um duelo com o PSDB seria o ideal.

"Temos que respeitar os dois candidatos. Acho que foram muito coerentes ao longo da campanha (...) Eu acho que o PSDB tem mais nitidez ideológica e programática e fica com a diferenciação mais fácil de ser feita", disse Genro.

O ex-governador do Rio Grande do Sul e candidato ao Senado pelo PT, Olívio Dutra, também disse preferir um embate com os tucanos.

"Eu, particularmente, acho que uma disputa com o Aécio é melhor. Com Aécio, os polos ficam mais bem definidos. O embate fica mais claro", disse Dutra. 

Na manhã deste domingo (5), a presidente e candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT), disse não ter preferências sobre quem irá enfrentar em um eventual segundo turno.

  • 35804
  • true
  • http://eleicoes.uol.com.br/2014/enquetes/2014/10/02/qual-candidato-vai-disputar-o-segundo-turno-contra-dilma-rousseff-pt.js

"Não sou eu que tenho que preferir, é o povo. Eu não sou instância. Quem decidirá é o povo (…) Não tenho como me decidir diante de um candidato ou de outro. Seria desrespeitoso, sobretudo no dia de hoje", disse a candidata minutos antes de se dirigir à Escola Estadual Santos Dumont, na zona Sul de Porto Alegre, onde ela votou.

Pesquisas

Pesquisas Datafolha e Ibope divulgadas no sábado (4) confirmam a liderança de Dilma na corrida presidencial e uma indefinição em relação a seu adversário no segundo turno.

Os levantamentos dos dois institutos de pesquisa mostram o senador Aécio numericamente à frente da ex-senadora Marina, mas os dois candidatos estão em situação de empate técnico por causa da margem de erro dos levantamentos.

No Datafolha, a petista tem 44% dos votos válidos, contra 26% do tucano e 24% da ex-ministra do Meio Ambiente. No Ibope, Dilma lidera com 46% dos votos válidos. Aécio tem 27%; e Marina, 24%.

A contagem dos votos válidos exclui os nulos, os votos em branco e os indecisos. A margem de erro das duas pesquisas é dois pontos percentuais para cima ou para baixo.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos