Após ter candidatura impugnada, Acir Gurgacz é reeleito senador por RO
Do UOL, em São Paulo
-
Divulgação/Facebook
Senador reeleito por Rondônia, Acir Gurgacz (PDT) comemorou a vitória nas urnas
Após ter sua candidatura impugnada, o senador Acir Gurgacz (PDT), 52, foi reeleito ao Senado pelo Estado de Rondônia neste domingo (5) com 42% dos votos válidos.
Ele derrotou Ivone Cassol (PP), 53, mulher do ex-senador e ex-governador do Estado, Ivo Cassol, condenado por fraudes em licitações, e outros dois candidatos: Aluizio Vidal (PSOL), 46, e Moreira Mendes (PSD), 68.
A disputa pelo governo do Estados terá um segundo turno entre dois ex-aliados políticos: Expedito Junior (PSDB), e o atual governador do Estado, Confúcio Moura (PMDB).
A impugnação da candidatura de Acir ocorreu porque seu suplente na primeira chapa, seu pai, o empresário Assis Gurgacz, foi enquadrado como ficha-suja. Ele foi condenado em primeira instância pelo Tribunal de Justiça de Rondônia por ter desviado mais de R$ 1 milhão de verba pública em contratos falsos com a empresa Eucatur Táxi Aéreo.
Após a impugnação, Acir Gurgacz substituiu o pai por Gilberto Piselo (PDT) e teve a candidatura deferida pelo TRE-RO.
Gurgacz é atualmente presidente do PDT em Rondônia e líder do PDT no Senado. Sua chegada à casa, no entanto, foi indireta. Embora tenha obtido mais de 210 mil votos, perdeu a eleição de 2006 para Expedito Junior (então do PPS), que, em 2009, foi afastado do cargo pelo STF por compra de votos, deixando assim a vaga livre para Gurgacz.
É titular das comissões de Agricultura e Reforma Agrária do Senado, de Serviços de Infraestrutura; da Comissão de Assuntos Econômicos; Meio Ambiente; Constituição e Justiça; Desenvolvimento Regional e Turismo, entre outras.
Conheça o Senador
Nascido em Cascavel, no Paraná, Gurgacz é descendente de poloneses e, assim como os Cassol e os Maggi, faz parte do grupo de migrantes do Sul que ajudaram a expandir as fronteiras agrárias e a atividade industrial nos Estados do Norte e do Centro-Oeste.
O pai fundou a empresa de ônibus União Cascavel, que iniciou suas atividades em 1964 e foi a primeira do país a fazer a ligação Norte-Oeste-Sul. Na década de 1970 abriu uma filial do negócio na cidade de Ji-Paraná e rebatizou a empresa como Eucatur, atualmente operando em mais de 20 Estados, na Venezuela e na Bolívia.
O poder dos Gurgacz não se limita apenas aos transportes. O senador expandiu as riquezas e o poder de sua família também na área das comunicações, criando o Sistema Gurgacz de Comunicação, integrado pelas empresas Diário da Amazônia, Rede TV! Rondônia, Rádio Alvorada e SGC TV a Cabo; além das empresas Gramazon Mineração, Transamazonia e Amazônia Pneus.
Seu ingresso na vida pública foi em 2000, quando foi eleito prefeito de Ji-Paraná com 70% dos votos válidos.