Afilhado de Campos, ex-ministro Bezerra Coelho (PSB) se elege senador em PE
Do UOL, em Maceió
-
Divulgação/Facebook/Fernando Bezerra Coelho
O ex-ministro Fernando Bezerra Coelho é eleito senador em Pernambuco pelo PSB
O administrador de empresas Fernando Bezerra Coelho (PSB), 57, ex-ministro da Integração Nacional no governo Dilma entre 2011 e 2013, foi eleito senador de Pernambuco neste domingo (5). Ele venceu outros quatro candidatos: Albanise Pires (PSOL), Simone Fontana (PSTU), Oxis (PCB) e João Paulo (PT), com quem teve a disputa mais acirrada.
Com 100% das urnas apuradas, o pessebista conquistou 64,34% dos votos válidos, contra 34,80% de seu adversário petista. O PSB também comemorou a vitória de Paulo Câmara, que venceu em primeiro turno a eleição para governador do Estado.
A vitória de Bezerra Coelho mostra a força de seu padrinho político Eduardo Campos, morto no dia 13 de agosto durante a campanha presidencial. Após o acidente que matou o candidato, as pesquisas eleitorais mostraram Bezerra Coelho ganhando espaço e subindo nas intenções de voto, enquanto João Paulo (PT) caía. Apesar do aperto, João Paulo seguiu na liderança.
Mas, na reta final, o pessebista conseguiu reverter o quadro, com o apoio do "chapão" feito com o PMDB e outras 19 siglas no Estado. Os gastos de campanha dos dois principais candidatos se equipararam. Ambos declararam ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que o teto seria de R$ 8,5 milhões.
Bezerra Coelho vai ocupar a vaga aberta com a desistência do senador e ex-governador Jarbas Vasconcelos (PMDB), no cargo desde 2007, que resolveu não disputar a reeleição. O peemedebista chegou a ser convidado por Campos para tentar se reeleger, mas disse ter "amadurecido uma decisão" e decidido trocar a disputa da vaga por um possível mandato de deputado federal.
Na ocasião, ele indicou o deputado federal Raul Henry (PMDB) como seu sucessor, mas, durante as convenções do partido, a coligação escolheu Bezerra Coelho como candidato. Vasconcelos, em seguida, declarou apoio à decisão.
Os outros senadores por Pernambuco, com mandatos até 2019, são o médico Humberto Costa (PT), primeiro senador eleito pelo PT em Pernambuco, com mais de 3 milhões de votos em 2010, e o empresário caruaruense Douglas Cintra (PTB), que assumiu o lugar de Armando Monteiro Neto (PTB), quando este renunciou para concorrer ao governo estadual.
Entre outras propostas, o senador eleito defende que o governo federal destine 10% das receitas para a saúde e a federalização da carreira dos profissionais dos Programas de Saúde da Família. Ele também diz que vai ampliar a oferta de água nas torneiras dos pernambucanos para que o fornecimento ocorra durante os sete dias da semana e por 24 horas ininterruptas.
Fernando Bezerra Coelho nasceu em Petrolina, no sertão pernambucano, onde iniciou a carreira política como deputado estadual na década de 1980, pelo extinto PDS. Foi deputado federal pelo PMDB e por três vezes foi eleito prefeito de Petrolina, nos anos de 1992, 2000 e 2004.