Sucessor de Déda, Jackson Barreto (PMDB) é reeleito governador de Sergipe

Do UOL, em São Paulo

  • Divulgação/Facebook

    O governador reeleito Jackson Barreto (de rosa) discursa durante campanha

    O governador reeleito Jackson Barreto (de rosa) discursa durante campanha

O governador de Sergipe, Jackson Barreto (PMDB), 70, foi reeleito neste domingo (5) para mais um mandato após superar seu maior rival na corrida eleitoral, o candidato e senador Eduardo Amorim (PSC).

Com 100% das urnas apuradas, Barreto obteve 53,5% dos votos válidos contra 41,4% de Amorim. Na disputa pelo Senado, Maria do Carmo (DEM) também foi reeleita com 48,9%.

Barreto é advogado, foi eleito prefeito de Aracaju em 1985 e posteriormente foi escolhido para quatro mandatos como deputado federal. Em 2010, ele se elegeu vice-governador na chapa de Marcelo Déda (PT). Assumiu a chefia do executivo estadual em 2013, após a morte do governador.

Fonte: TSE

Troca de acusações

Para conter o crescimento do governador, seu rival Eduardo Amorim chegou a dar entrevistas dizendo que o governador teria ligações com o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, preso em março durante a operação Lava Jato da PF (Polícia Federal).

Barreto, que era apoiado pelo PT, admitiu ter recebido Costa durante visita a Aracaju para assinar um protocolo de intenções com o objetivo de construir uma refinaria no Estado. "Mas conversa com ele nunca tive. O governo não deu nenhum incentivo fiscal ou locacional", afirmou.

Divulgação
Barreto assumiu o governo do Estado após a morte de Marcelo Déda (PT), em 2013

O governador contra-atacou, ligando a imagem de Amorim à de seu irmão, Edivan Amorim (PR), candidato a deputado estadual suspeito de envolvimento em escândalos como o do Banestado e réu em diversas ações judiciais.

Edivan, por sua vez, usou seu tempo na propaganda eleitoral na TV para rebater as acusações de Barreto: "Diante das mentiras que são ditas diariamente pela imprensa governista ou no programa eleitoral de Jackson, eu não poderia ficar calado", afirmou. "Tenho documentos que comprovam minha inocência."

As declarações de bens dos irmãos Amorim também foram alvo de ataques durante a campanha: "Meu concorrente Eduardo Amorim mora no Park Ville, um dos condomínios mais ricos de Aracaju, e isso não consta na relação de bens que ele mandou para à Justiça", disse Jackson.

"O irmão dele, Edivan Amorim, mora no condomínio mais rico da capital, na mansão Luciano Barreto Junior, e isso não consta na relação de bens que ele declarou. Essas coisas precisam ser explicadas ao povo para saber realmente quem é ficha suja e ficha limpa", concluiu.

Edivan assumiu a defesa dos irmãos na TV, e afirmou que os apartamentos onde residem estão declarados no imposto de renda de parentes: "Isto é um bem da família, dos meus filhos. Eu não posso ser culpado de ele [Barreto] não fazer a mesma coisa", afirmou.

Jackson Barreto
  • Partido: PMDB
  • Nascimento: 6/5/1944, em Santa Rosa de Lima (SE)
  • Ocupação: Governador
  • Vice: Belivaldo Chagas (PSB)
  • Coligação: Agora é o Povo (PT / PSD / PC do B / PRTB / PDT / PRP / PROS / PSDC / PMDB / PSB / PRB)

Programas de governo

As diretrizes elaboradas pelas campanhas de Barreto e de Amorim falam sobre os protestos de 2013. "Há uma nova agenda que os eventos de junho de 2013 colocaram na ordem do dia no Brasil (...) emergiram novas demandas", diz o programa do peemedebista.

Barreto se compromete no texto a "elevar a qualidade das políticas públicas, com destaque nas áreas de saúde. Educação, segurança e mobilidade urbana", enquanto que seu adversário fala em "renovação do modelo de gestão pública e de uma nova ética administrativa, onde o compromisso central do governo seja elevar o patamar de exercício da cidadania".

Eleições 2014 no Sergipe
Eleições 2014 no Sergipe

O Estado

Sergipe tem 2,2 milhões de habitantes segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O Estado ocupa a 17ª posição no ranking do PIB (Produto Interno Bruto) per capita (R$12 536) e a 20ª posição na lista dos Estados com menor índice de mortalidade infantil (22,6 mortes para cada mil nascimentos).

Mais de 55% dos domicílios do Estado não têm rede coletora de esgoto, segundo dados do Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios).

"Esperançômetro"

Em setembro, o tema "atendimento de saúde" foi eleito como o aspecto que os internautas do UOL em Sergipe mais desejam que melhorem em suas vidas. As respostas foram dadas ao longo do ano em enquetes online disponíveis em páginas do portal.

Raio-X das Eleições

Arte/UOL

Veja a votação em presidente e governador no 1º turno e como ficou a composição do Congresso

Clique para ver

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos