Ibope: Henrique Alves tem 40% e Faria, 33%, no RN

Do UOL, em São Paulo

  • Estadão Conteúdo/Divulgação

    1.out.2014 - Os candidatos Henrique Eduardo Alves (PMDB) e Robinson Faria (PSD) estão à frente nas pesquisas de intenção de voto para o governo do Rio Grande do Norte

    1.out.2014 - Os candidatos Henrique Eduardo Alves (PMDB) e Robinson Faria (PSD) estão à frente nas pesquisas de intenção de voto para o governo do Rio Grande do Norte

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves (PMDB), mantém a liderança na corrida eleitoral pelo governo do Rio Grande do Norte, segundo pesquisa de intenção de voto divulgada nesta sexta-feira (3) pelo Ibope.

O candidato pelo PMDB aparece com 40% das intenções de voto, seguido por Robinson Faria (PSD), que tem 33%. A diferença entre os dois se manteve em relação ao levantamento anterior, divulgada no dia 29 de setembro. Henrique Alves tinha 38%, contra 31% do vice-governador.

O Ibope aponta Robério Paulino (PSOL) com 5% das intenções de votos, Simone Dutra (PSTU), com 2%, e Araken Farias (PSL), com 1%. Os votos brancos e nulos somam 15%. Outros 6% dos eleitores dizem não saber em quem votar.
Diante do resultado, não é possível afirmar se haverá definição no 1º turno.

Segundo turno

O levantamento também simulou um possível segundo turno, entre Henrique Alves e Robinson Faria, que aparecem tecnicamente empatados, considerando a margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.

O presidente da Câmara aparece com 42%, contra 36% do candidato do PSD. Brancos e nulos somariam 15% e não sabem e não responderam, 7%.

A pesquisa, contratada pela "TV Cabugi", ouviu 812 pessoas, entre os dias 28 de setembro e 3 de outubro, e foi registrada no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) sob o protocolo RN-00041/2014.

Disputa pelo Senado

Na disputa pelo Senado, a deputada federal Fátima Bezerra (PT) aparece na liderança, com 57% das intenções de votos, seguida da vice-prefeita de Natal, Wilma Faria (PSB), que tem 38%. Na pesquisa anterior, o cenário era de empate.

Professor Lailson (PSOL) e Ana Célia (PSTU) registraram 2% das intenções de voto cada um. Já Roberto Ronconi (PTC) marcou 1%. Ao todo, 22% dos entrevistados votariam em branco/nulo ou ainda estão indecisos.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos