Richa é alvo de críticas de Requião e Gleisi no último debate

Jorge Olavo

Do UOL, em Curitiba

Os ataques concentrados da senadora Gleisi Hoffmann (PT) e do senador Roberto Requião (PMDB) ao candidato à reeleição, Beto Richa (PSDB), marcaram o último debate eleitoral entre os candidatos ao governo do Paraná, na noite desta terça-feira (30). As propostas de governo ficaram em segundo plano e foram mencionadas em poucos momentos.

O encontro era considerado decisivo para os três primeiros colocados nas pesquisas. Diante das câmeras, Richa buscava ampliar a vantagem para garantir a vitória no primeiro turno, enquanto Requião e Gleisi tentavam conquistar mais votos para chegar ao segundo turno.

Durante todo o debate, Richa foi alvo de diversas críticas de Gleisi e Requião. Mesmo quando não estava entre os interlocutores da vez, o atual governador do estado era mencionado. Repetidamente, Requião afirmou que Richa não sabe o que acontece em seu governo e que o Paraná vive um "apagão de gestão" em várias áreas, como sistema penitenciário, educação, agricultura e infraestrutura. O debate contou apenas com um embate direto entre o senador e o governador.

Requião quis saber o que Richa faz para conseguir o apoio de parlamentares da Assembleia Legislativa, inclusive, de partidários do PMDB. E criticou ainda a presença de Orlando Pessuti (PMDB) – que foi vice-governador de Requião – no programa eleitoral de Richa. O candidato do PSDB disse conquistar apoios com investimentos, respeito e diálogo. "Me apoiam porque fizemos grande investimento em todo o estado, sem distinção de partido", afirmou.

Já as críticas de Gleisi Hoffmann foram focadas em promessas não cumpridas por Richa durante o mandato dele e em propagandas eleitorais feitas para exaltar números de habitação conquistados pelo programa federal Minha Casa Minha Vida, que, segundo a senadora, "a participação do governo estadual é praticamente nula".

Gleisi e Richa tiveram a oportunidade de se enfrentar três vezes durante o debate para discutir a habitação, a política de inovação e obras de infraestrutura. Richa defendeu-se atacando o Partido dos Trabalhadores (PT), falando que a sigla não cumpre promessas. Gleisi ainda atacou o candidato do PSDB ao falar com outros candidatos sobre políticas sociais, serviço aos cidadãos e combate às drogas.

Outros momentos

Candidatos de outros partidos também estiveram presentes no debate transmitido pela RPCTV, afiliada da Rede Globo. Bernardo Pilotto (PSol) queixou-se por não ter sido indagado por nenhum concorrente durante todo o encontro. Ao questionar Richa sobre financiamentos de campanha, Pilotto chamou o governador de "candidato kinder ovo", por não saber de nada e viver de surpresas.Richa respondeu a provocação falando que "molecagem não conquista eleitorado".

Em outro momento, Ogier Buchi (PRP) questionou Requião sobre a aposentadoria que ele recebe como ex-governador do Paraná. O senador disse que a pergunta era "pouco relevante" e aproveitou para criticar a família de Richa, que também recebe a aposentadoria do ex-governador José Richa, pai do candidato do PSDB. Também participaram do debate os candidatos Tulio Bandeira (PTC) e Geonisio Marinho (PRTB).

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos