Um dia após Aécio, Dilma vai a Minas e ressalta raízes no Estado

Rayder Bragon

Do UOL, em Belo Horizonte

A presidente e candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT), fez uma rápida visita nesta segunda-feira (29) em Belo Horizonte, onde discursou e lembrou sua origem mineira. A presença da candidata ocorreu um dia depois do senador e rival na disputa Aécio Neves (PSDB) fazer um apelo, em São João del-Rei (MG), em busca de votos no Estado que governou duas vezes.

Dilma chegou por volta de 12h30 na praça do Cardoso, na zona centro-sul de Belo Horizonte, onde ficou por volta de cinco minutos. Em meio a uma multidão com bandeiras do PT, Dilma discursou em cima de uma caminhonete e pediu votos.

"Fiz questão de vir aqui nessa nossa BH. Hoje faltam poucos dias para a eleição e eu não podia deixar de vir aqui. Nasci nessa cidade, me criei aqui e daqui eu aprendi a olhar para o povo desse país", afirmou a presidente, na última semana antes do primeiro turno das eleições, no próximo domingo (5).

Dilma estava acompanhada de Fernando Pimentel, candidato do PT ao governo mineiro, seu vice, Antônio Andrade (PMDB), e Josué Alencar (PMDB), filho do ex-vice de Lula José Alencar e que tem apoio dos petistas em busca de uma vaga no Senado por Minas.

A candidata petista também fez elogios a sua gestão e ao governo Lula para pedir votos aos eleitores. "Não podemos deixar que aquilo que conquistamos seja perdido. Não podemos deixar que se volte atrás nos empregos, nos salários. Agora, um filho de trabalhador pode virar doutor. O Brasil saiu do mapa da fome."

Minas Gerais é o segundo maior colégio eleitoral do país, concentrando 10,6% do eleitorado. Dilma tem 36% de intenções de voto e lidera a corrida no Estado mineiro, segundo pesquisa Datafolha publicada na última sexta-feira (26). Aécio está em segundo, com 29%, enquanto Marina Silva (PSB) é a terceira colocada, com 19%.

Ontem, em São João del-Rei, o candidato do PSDB levou os filhos gêmeos, Júlia e Bernardo, para serem batizados. Depois, fez um discurso em tom emocional, pedindo voto aos eleitores de seu Estado.

Presidente é mineira

Dilma nasceu em Belo Horizonte em 1947, cidade onde cresceu e estudou, iniciando o curso de economia na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Após abandonar a faculdade para se juntar a movimentos adeptos da luta armada, Dilma viveu em Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro, se estabelecendo na capital gaúcha em 1975.

Foi no Rio Grande do Sul que Dilma fez sua carreira política, nas décadas de 1980 e 1990, atuando nas secretárias da Fazenda e de Energia, Minas e Comunicações e nos governos de Alceu Collares (PDT) e Olívio Dutra (PT). 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos