Perillo tem 39% e Rezende, 25%, aponta Ibope em Goiás
Do UOL, em São Paulo
O candidato à reeleição ao governo de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), aparece na liderança na corrida eleitoral do Estado, segundo pesquisa do Ibope divulgada nesta quinta-feira (25).
Perillo, que tinha 38% das intenções de voto no levantamento anterior, realizado no início de setembro, subiu 1 ponto percentual e aparece com 39%. Já Iris Rezende (PMDB), que manteve a segunda colocação, registrou uma queda e passou de 28% para 25%.
O candidato pelo PSB, Vanderlan Cardoso, tem 6% da intenções de votos, contra 5% de Weslei Garcia. Antônio Gomide (PT) aparece com 4%. Já Alexandre Magalhães (PSDC) e Marta Jane (PCB) registram 1% cada.
Os votos brancos e nulos correspondem a 8% do total. Dos entrevistados, 11% não sabem ou não responderam. O levantamento é o quarto feito após o registro das candidaturas.
O Ibope ouviu 812 pessoas entre os dias 22 e 24 de setembro. O levantamento, encomendado pela TV Anhanguera, foi registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número GO-00139/2014, sob o protocolo BR–00790/2014.
Rejeição
A pesquisa questionou em qual candidato o eleitor não votaria "de jeito nenhum". A maior rejeição foi expressa a Iris Rezende, com 24%, seguido Perillo (23%), Alexandre Magalhães (7%), Marta Jane (7%), Vanderlan Cardoso (5%), Antônio Gomide (5%) e Weslei Garcia (4%).
Do total de entrevistados, 9% disseram que poderiam votar em todos e 28% não sabem ou não responderam.
Avaliação de governo
Dos entrevistados pelo Ibope, 9% consideram a administração de Marconi Perillo (PSDB) como ótima, e 32% avaliam sua gestão como boa.
Outros 30% classificaram como regular o atual governo, enquanto 8% acreditam que a gestão é ruim e 14%, péssima. Não responderam e não souberam responder 8%.
Senado
A pesquisa Ibope também apontou os índices de intenção de voto para o Senado. O deputado federal Ronaldo Caiado (DEM) tem 34% das intenções de voto, o deputado federal Vilmar Rocha (PSD) aparece com 14%., seguido de Marina Sant'Anna (PT), com 12%.
Aguimar Jesuíno (PSB) tem 3% e Antônio Neto (PCB), 2%. Aguimar Jesuíno (PSB) e Elber Sampaio (PSOL) alcançaram 1%, cada.
Dos entrevistados, 11% afirmaram que votaram branco ou nulo, e 22% não sabem ou não responderam.
Veja também
- Apesar de estarem na oposição, Rollemberg e Perillo esperam boa relação com Dilma
- Dilma é reeleita na disputa mais apertada da história; PT ganha 4º mandato
- Brasil tem 1 governadora, 7 vices e 5 senadoras; veja as mulheres eleitas em 2014
- Ruas limpas e sem santinhos surpreendem eleitores no 2º turno