Justiça Eleitoral de Roraima disponibiliza Disque-Eleitor

Do UOL, em São Paulo

Com o objetivo de tirar as dúvidas dos eleitores em relação aos locais de votação e à regularidade do título, o TRE-RR (Tribunal Regional Eleitoral de Roraima) disponibiliza para a população, a partir desta quinta-feira (25), o Disque-Eleitor. O serviço funciona no número 3628-8921, todos os dias, das 8h às 19h, no cartório da 5ª Zona Eleitoral. Além do telefone, o cidadão também pode acessar o link www.tre-rr.jus.br/eleitor/titulo-e-local-de-votacao, e consultar sua situação.

De acordo com o coordenador de eleições do TRE, Fábio Barros, após as eleições realizadas em 2012, ocorreram muitas mudanças de endereço dos locais onde funcionam as seções eleitorais, em virtude de agregações (seção incorporada à outra devido ao número reduzido de eleitores) ou em razão de reformas nos prédios públicos.

"Por exemplo, as seções que funcionavam no antigo prédio da Secretaria de Educação, localizada na praça do Centro Cívico, irão funcionar na escola Anjo da Guarda. Outro exemplo é a escola Diomedes Souto Maior. Neste caso, as seções foram transferidas para a escola Colméia", explicou ao lembrar que em todo o Estado, 45 locais de votação mudaram de endereço, nas oito zonas eleitorais.

O coordenador de eleições do TRE-RR falou que nas eleições de 2014 existem 292 locais de votação e 1.159 seções, sendo que 99 foram agregadas. Portanto, no pleito de outubro, serão 1.060 seções efetivas.

Na capital, cada seção deve ter no máximo 500 eleitores e no interior o número cai para 400. Além disso, o Código Eleitoral prevê que não pode ser instalada nenhuma seção com menos de 50 eleitores.

"Deixamos bem claro que o Disque-Eleitor não deve ser utilizado para realizar denúncias. A finalidade é exclusivamente informar o eleitor sobre seu local de votação e se o título dele está regular", ressaltou Barros.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos