TRE-RR orienta pessoas com deficiência a votar na urna eletrônica

Do UOL, em São Paulo

Uma equipe do TRE-RR (Tribunal Regional Eleitoral de Roraima) realizou nesta segunda-feira (23), no Espaço da Cidadania, localizado na avenida Ville Roy, 5584, Centro, a partir das 9h, o treinamento de pessoas com deficiência que irão votar nas eleições gerais de 2014. O requerimento foi feito pelo Ministério Público do Estado, por intermédio da Promotoria de Justiça de Defesa da Pessoa com Deficiência e Idoso (PRO-DIE).

Na análise da promotora de justiça da PRO-DIE, Érika Michetti, a sociedade tem que se tornar acessível para receber essas pessoas e respeitar as diferenças. Ela comentou ainda que recebeu uma demanda, fez o pedido para realizar a votação simulada, a Justiça Eleitoral abraçou a ideia e atendeu prontamente.

"É fundamental que eles tenham contato com a urna eletrônica para possibilitar melhor conhecimento e manejo do equipamento. Essa orientação permite às pessoas com deficiência o pleno exercício do seu papel como cidadãs na sociedade. A proposta é promover a inclusão dessa parcela da sociedade e sua efetiva participação no processo eleitoral", ressaltou.

Servidores que prestam serviço ao TRE-RR irão orientar os eleitores a utilizarem a urna eletrônica em uma votação simulada, com nomes e números fictícios. No dia da eleição, a Justiça Eleitoral recomenda que a pessoa com deficiência visual leve o fone de ouvido. Além disso, todas as urnas eletrônicas contam com teclas cujos números estão em braille.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos