TRE dá treinamento de votação biométrica para presidentes de seção em GO
Do UOL, em São Paulo
-
Divulgação/TRE-GO
Treinamento foi realizado nesta quinta
Desta quinta-feira (18) até o próximo dia 25, os presidentes das seções eleitorais de Goiás participam de treinamento sobre a votação biométrica na sede do TRE-GO (Tribunal Regional Eleitoral goiano).
A opção por oferecer as aulas apenas aos presidentes das seções foi tomada em razão da grande quantidade de mesários, segundo o chefe de cartório da 127ª Zona Eleitoral, Cleudio Marques da Silva. Caberá a eles repassar as informações aos mesários de suas seções.
A importância deste treinamento consiste, segundo Cleudio, em capacitar os mesários e presidentes de seções eleitorais, a fim de proporcionar eleições mais seguras, rápidas e evitar problemas no processo eleitoral biométrico. "Neste ano, houve um significativo aumento na procura pelo programa 'Mesário Voluntário'. Na 127ª Zona Eleitoral, de Goiânia, esse incremento foi em torno de 35% em relação às eleições passadas", explica Cleudio.
Preparo
Na última terça-feira (16), o TRE-GO começou a gerar as mídias do sistema operacional das urnas eletrônicas que serão utilizadas em Goiás no dia 5 de outubro.
O sistema a ser utilizado no pleito se chama Gedai. Desenvolvido pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ele contém os dados referentes a candidatos --incluindo suas fotos--, partidos políticos e coligações. Também fazem parte do banco do Gedai as informações sobre eleitores e seções eleitorais.
Veja também
- Apesar de estarem na oposição, Rollemberg e Perillo esperam boa relação com Dilma
- Dilma é reeleita na disputa mais apertada da história; PT ganha 4º mandato
- Brasil tem 1 governadora, 7 vices e 5 senadoras; veja as mulheres eleitas em 2014
- Ruas limpas e sem santinhos surpreendem eleitores no 2º turno