Ibope: Jatene e Barbalho estão tecnicamente empatados no PA

Do UOL, em São Paulo

O candidato do PSDB ao governo do Pará, Simão Jatene, lidera a corrida eleitoral no Estado, com 42% das intenções de voto, seguido por Helder Barbalho (PMDB), que tem 38%. Os números, divulgados pelo Ibope neste sábado (13), revelam um empate técnico, considerando a margem de erro que é de três pontos percentuais para cima ou para baixo. 

Em terceiro lugar aparece o candidato do PCB, Marco Antonio, com 2%. Os candidatos Zé Carlos (PV), Marco Carrera (PSOL) e Elton Braga (PRTB) registraram 1%, cada.

Votos brancos e nulos somam 5%. Os eleitores que não sabem ou não responderam à pesquisa totalizaram 10%. Na última pesquisa, divulgada em agosto, Jatene e Barbalho tinham 40%, cada.

O Ibope ouviu 812 eleitores em 44 cidades paraenses entre 8 e 11 de setembro. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com os protocolos PA-00026/2014 e BR-00621/2014. 

A pesquisa simulou ainda um segundo turno entre dois candidatos que lideram as intenções de voto. Na possível disputa entre Jatene e Barbalho, o candidato do PSDB aparece com 42%, contra 40% do rival do PMDB. Votos brancos e nulos somam 5%. Os eleitores que não sabem ou não responderam à pesquisa totalizam 13%.

Rejeição e avaliação

Jatene é o candidato com a maior rejeição: 30%, seguido por Barbalho, com 29%. Os demais candidatos registram entre 9% e 13%.

Ao todo, 9% dos eleitores disseram que poderiam votar em todos. Não souberam ou não responderam 20%.

Na mesma pesquisa, os eleitores também opinaram sobre a administração do governo de Simão Jatene.

Segundo o Ibope, 32% dos eleitores classificaram a administração como "ótima ou boa" e 41% avaliaram como "regular". Outros 24% acham que a gestão está "ruim ou péssima".

Disputa no senado

O candidato do PT, Paulo Rocha, aparece com 23% das intenções de voto na disputa ao cargo de senador no Estado. Na sequência, aparece Mario Couto (PSDB), que registrou 17%, e Jefferson Lima (PP), com 14%.

Duciomar Costa (PTB) tem 9% das intenções de voto. Votos brancos e nulos somam 7%. Os que não souberam ou não responderam totalizam 20%.
 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos