Ibope: No Piauí, Wellington Dias (PT) tem 49% e venceria no 1º turno
Do UOL, em São Paulo
O senador Wellington Dias (PT-PI) seria eleito governador do Piauí no primeiro turno se as eleições fossem hoje, de acordo com pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (10). Segundo o instituto, o petista tem 49% das intenções de voto, mais do que que possuem todos os outros candidatos somados.
Em segundo lugar, aparece o candidato Zé Filho (PMDB), com 22%, seguido por Mão Santa (PSC), com 7%, e Maklandel (PSOL) e Lourdes Melo (PCO), ambos com 1%. Os outros candidatos, somados, não chegaram a atingir 1%. Brancos e nulos chegam a 5%. Não souberam responder: 14%.
Este levantamento aponta um crescimento acima da margem de erro de Wellington Dias. No levantamento anterior, realizado pelo instituto nos dias 10 de agosto e 12 de agosto, Wellington tinha 46%, seguido por Zé Filho (23%) e Mão Santa (9%).
Segundo turno
O Ibope fez também simulou um eventual segundo turno entre Wellington Dias e Zé Filho. O petista venceria por 55% a 26%. Permanecem indecisos 14% dos eleitores, enquanto 6% votariam nulo neste cenário. 1% não soube responder.
O instituto aferiu ainda a rejeição dos candidatos. A maior é a do ex-governador Mão Santa: 22% dos eleitores não votariam de jeito nenhum no candidato. Na sequência, aparecem Zé Filho (17%), Wellington Dias (13%), Lourdes Melo (9%), Maklandel (7%), Neto Sambaiba (6%) e Daniel Solon (5%).
A pesquisa foi encomendada pela TV Clube e está registrada no TRE-PI (Tribunal Regional Eleitoral) sob o protocolo número PI-00127/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob protocolo número BR-00585/2014.
As eleições em todo o país caminham para ser concluídas em turno único em apenas 11 unidades da Federação, sendo o Piauí uma delas. Trata-se de uma um número historicamente baixo de eleições de governadores em turno único. Desde 1990, quando passou a vigorar esse formato de escolha para chefes do Executivo, só em 1994 houve um número menor de eleitos no primeiro turno (foram nove naquela disputa).
Clique aqui para ver, no Blog do Fernando Rodrigues, os dados das eleições estaduais de 1990 até agora.