Empresa ligada à família Sarney também vai gerenciar urnas no Amazonas

Carlos Madeiro

Do UOL, em Maceió

A empresa Atlântica Serviços Gerais, com sede no Maranhão e com sócio ligado à família Sarney, também foi a escolhida na licitação para prestar o serviço de gerenciar as urnas eletrônicas ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Amazonas. A mesma empresa cuidará dos equipamentos no Maranhão, segundo reportagem publicada na "Folha de S.Paulo" desta quarta-feira (10).

A empresa tem como proprietário o empresário Luiz Carlos Cantanhede Fernandes, que possui vínculos com o marido da governadora Roseana Sarney (PMDB), Jorge Murad, e com o candidato ao governo do Maranhão Edison Lobão Filho (PMDB).

No Amazonas, o termo de contrato para "serviço de apoio à realização das eleições 2014", realizada na modalidade pregão, foi assinado no dia 23 de agosto e punlicado três dias depois no Diário Eletrônico da Justiça. O valor do contrato foi de R$ 4.021.614,34, para um período de seis meses.

Na segunda-feira (8), o diretório do PC do B no Maranhão alegou que a empresa Atlântica Serviços Gerais não teria apresentado documento que atestasse a sua "capacidade técnica" e "comprovasse a sua aptidão" para as atividades. Uma representação foi  protocolada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). 

"A declaração firmada pela própria Atlântica Serviços Gerais Ltda. e apresentada à comissão licitante em que relacionada os contratos que atualmente mantém com órgãos públicos e empresas privadas faz prova de que a empresa é especializada, na verdade, em serviços de copeiragem, vigilância e limpeza", disse.

Segundo o site da empresa, entre as funções que devem ser desempenhadas pela empresa aos TREs dos dois Estados estão: o teste e instalação das urnas e a operação sistemas de comunicação de dados e transmissão dos arquivos gerados nos equipamentos. A substituição de urnas, em caso de defeito, também deve ser feito pela empresa.

O UOL tentou contato com a empresa, mas os telefones informados não completavam as ligações nesta quarta-feira (10).

Ainda segundo o site do grupo Atlântica, a empresa atua em diversas áreas, tendo destaque no setor de segurança e mão de obra. Não há citação em manutenção e gestão de equipamentos eletrônicos. No Maranhão, empresa tem contrato e atua na segurança do complexo prisional de Pedrinhas, em São Luís.

A empresa abriu processo, pela Internet, de seleção de interessados em trabalhar na eleição.

Para ser considerado apto à vaga, é preciso não ser filiado a partido; não ser cônjuge, companheiro ou parente até o terceiro grau de membros de diretórios de partidos, de candidatos, de juízes eleitorais ou de servidores da Justiça Eleitoral em cargo de chefia; e não não ser servidor ou empregado com vínculo com a administração pública.

O TRE do Amazonas informou ao UOL que a representação do PC do B do Maranhão ao TSE não vai causar qualquer mudanças no contrato feito com a corte eleitoral, e que tudo está mantido como no contrato.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos