Pará terá 337 áreas com votação via satélite; 2º Estado mais beneficiado

Do UOL, em São Paulo

Com 337 regiões paraenses com votação via satélite, o Pará é o segundo Estado brasileiro que mais vai recorrer à tecnologia nas eleições de 2014, segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). O ranking é liderado pelo Amazonas, com 380 áreas beneficiadas. No topo da lista também aparecem Mato Grosso (90), Piauí (86) e Maranhão (80).

Ao todo, 1.269 localidades remotas em 380 municípios de 16 Estados (Acre, Amazonas, Amapá, Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rondônia, Roraima e Tocantins) terão de transmitir os votos via satélite.

A tecnologia, segundo o TSE, é utilizada desde as eleições municipais de 2008 em seções eleitorais instaladas em aldeias, terras e reservas indígenas, seringais, comunidades ribeirinhas, colônias, quilombos, assentamentos, zonas rurais e vilarejos isolados.

No dia da eleição, os votos computados pela urna eletrônica desses locais serão enviados via satélite para o Tribunal Regional Eleitoral de cada Estado para agilizar a apuração dos resultados, que antes levavam mais de três horas.
 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos