Na TV, Aécio poupa Lula, e PT mostra Dilma como "dona de casa"

Do UOL, em São Paulo

Na estreia do horário eleitoral na TV, nesta terça-feira (19), o PT mostrou imagens da presidente Dilma Rousseff cozinhando e cuidando do jardim como "qualquer dona de casa". Já o programa do candidato Aécio Neves (PSDB) criticou "os últimos quatro anos de governo", mas poupou a gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O programa petista afirmou que Dilma "acorda cedo, trabalha muito e tenta aproveitar o tempinho que resta para fazer o que gosta. Para ler, cozinhar e cuidar do jardim". "[Dilma] Cuida da residência oficial com o esmero de qualquer dona de casa. Sente saudade da filha e do neto que mora longe", diz a locutora.

Em seguida, Dilma aparece em um jardim, dizendo que não dá para desanimar, já que "todo dia você tem que matar um leão e de certa forma subir e descer o Everest [montanha mais alta do mundo]".

Assim como no rádio, o programa de Dilma na TV contou com a participação de Lula. Ele pediu votos para a presidente e afirmou que o segundo mandato de Dilma será "bem melhor". "Meu segundo mandato foi melhor do que o primeiro. Tenho certeza que co a Dilma também vai ser assim."

O programa do PT usou muitas imagens externas de obras em andamento e da presidente visitando os locais. Também foi exibida uma montagem com 'selfies' enviadas por eleitores ao lado de Dilma.

Aécio poupa Lula

Já Aécio Neves elogiou o ciclo de crescimento pelo qual o país passou nas últimas décadas, mas disse que "isso vem mudando nos últimos quatro anos", período em que o país foi governado por Dilma. O ex-presidente Lula governou de 2003 a 2010.

"O que depende do brasileiro vem dando certo. O que depende do governo vem dando errado", afirmou Aécio, que foi o único a falar no programa. 

O candidato apresentou uma versão para um dos lemas apresentados pelo PT ("Manter o que está dando certo e melhorar o que precisa melhorar"), dizendo que é preciso "mudar o que está errado, e fazer o que já deveria ter sido feito há muito tempo".

O programa mostrou eleitores assistindo às declarações de Aécio em smartphones, televisores e até dentro de barcos.

Eduardo Campos

O ex-candidato do PSB à presidência, morto com seis outras pessoas em uma acidente aéreo na semana passada, foi homenageado durante o programa da legenda. Foram exibidas imagens de arquivo do ex-governador do Pernambuco vistoriando obras no Estado e ao lado da família. No final, uma montagem com fotos de todos os mortos no acidente foi exibida.

Reprodução
Na TV, o PSB homenageou o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos

Marina Silva (PSB), que deve ser anunciada amanhã com candidata no lugar de Campos, aparece em algumas imagens, mas o programas não trouxe nenhuma declaração dela.

"Nós temos uma tarefa, não desanimar e animar os outros a construir um novo Brasil. Ninguém faz nada na vida desanimado", afirmou Campos.

Veja como os candidatos se maquiam para o horário eleitoral

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos