Ibope: no Piauí, Wellington Dias tem 46% e Zé Filho, 23%

DO UOL, em São Paulo

A pesquisa Ibope,  encomendada pela TV Clube e divulgada nesta quinta-feira (14), aponta Wellington Dias (PT) à frente na disputa ao governo do Piauí, com 46% das intenções de voto. Zé Filho (PMDB) aparece em segundo lugar com 23%. O resultado indica a vitória do candidato petista no primeiro turno das eleições. 

Mão Santa (PSC) tem 9% das menções, enquanto Daniel Solon (PSTU) aparece com 2%. Lourdes Melo (PCO), Maklandel (PSOL) e Neto Sambaiba (PPL) estão empatados com 1% das intenções de voto. Votos brancos e nulos somam 7%, e 10% não sabem ou não responderam.

A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa, registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número PI-00084/2014, ouviu 812 eleitores entre os dias 10 e 14 de agosto.

Rejeição

A pesquisa também ouviu em quem o eleitor não votaria "de jeito nenhum".  Com 13%, Zé Filho (PMDB) tem o maior índice de rejeição, seguido por Wellington Dias (PT), com 12%, e Maklandel (PSOL), com 8%.

O índice de rejeição tanto de Daniel Solon (PSTU) como de Lourdes Melo (PCO) e Neto Sambaiba (PPL) é de 7%. 

Entre os entrevistados, 20% disseram que poderiam votar em todos, e 11% não sabem ou não responderam.

Aprovação de governo

Os eleitores também responderam sobre a avaliação do governo de Zé Filho (PMDB). Entre os entrevistados, 33% avaliam a gestão como "regular", 32% avaliam como "boa/ótima", e 21% como "ruim/péssima". Os que não sabem ou não responderam somam 14%.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos