Pedro Taques lidera corrida eleitoral pelo governo de MT, aponta Ibope

Do UOL, em São Paulo

Pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (7) aponta o senador Pedro Taques (PDT) liderando a corrida eleitoral pelo governo de Mato Grosso. O pedetista tem 36% das intenções de voto.

O candidato do PT, Lúdio Cabral, que tem com 14% das intenções, está tecnicamente empatado com José Riva do PSD, que registrou 13%.

Riva teve seu registro de candidatura negado pela Justiça Eleitoral nesta quarta-feira, com base na Lei da Ficha Limpa, mas vai recorrer ao TSE para manter-se na disputa.

O candidato do PSOL, Dr. José Roberto, tem 5%. Brancos e nulos somam 14%. Não souberam responder 17% dos entrevistados.

A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi encomendada pela TV Centro América, e é o primeiro levantamento feito após o registro das candidaturas na Justiça Eleitoral.

Foram entrevistados 812 eleitores em 37 municípios do Estado. O nível de confiança é de 95%. Isso significa que a chance de a pesquisa refletir a realidade, levando em conta a margem de erro, é de 95%.

Também foi realizada a chamada pesquisa espontânea, quando não é apresentada aos entrevistados a lista de candidatos oficiais. nesta modalidade, Pedro Taques ficou com 16% das intenções de voto. Lúdio Cabral teve 5% das respostas e José Riva, 3%. 

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) sob o protocolo Nº MT- 00042/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob protocolo Nº BR-00311/2014.

Deputado que teve registro negado tem a maior rejeição

A rejeição aos candidatos ao governo do Mato Grosso também foi medida pela pesquisa Ibope. José Riva, que teve o registro de sua candidatura negado pela Justiça Eleitoral nesta quinta (7), é rejeitado por 37% dos eleitores.

A taxa de rejeição de José Marcondes Muvuca é de 15%. Pedro Taques registrou 10%, contra 9% de Lúdio Cabral. Dr. José Roberto é candidato menos rejeitado na disputa no Mato Grosso, com 7%.

Disputa para o Senado

Pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira (8) mostra que se as eleições fossem hoje o deputado Wellington Fagundes (PR) seria eleito senador. O republicano tem 32% da preferência do eleitorado. Em segundo lugar, aparece Rogério Salles (PSDB) com 13% das intenções.

O candidato Rui Prado (PSD) é o quarto colocado na pesquisa e tem 6% das intenções. Gilberto Lopes (PSOL) pontuou com 4% e Amorézio Dias (PHS), com 1%. Os entrevistados que declararam que vão votar em branco ou nulo somam 17% e não souberam outros 28%.

 

 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos