Ibope: em Goiás, Perillo tem 35% das intenções; Íris Rezende tem 26%

Do UOL, em São Paulo

A primeira pesquisa Ibope para verificar a intenção de voto para o governo de Goiás mostrou que o governador Marconi Perillo (PSDB), candidato à reeleição, lidera a corrida, com 35%. O ex-governador Íris Rezende (PMDB) é o segundo colocado, com 26%. O resultado da pesquisa indica tendência de realização de segundo turno.

Vanderlan Cardoso (PSB) e Antônio Gomide (PT) aparecem tecnicamente empatados em terceiro lugar. Cardoso tem 8% das intenções de voto; Gomide, 6%. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para cima ou para baixo.

Marta Jane (PCB) aparece com 2%. Alexandre Magalhães (PSDC) e Weslei Garcia (PSOL) tiveram 1% das intenções de voto.

Entre os 812 eleitores entrevistados, 12% se declararam indecisos e 9% afirmaram que votarão em branco ou nulo.

Contratada pela TV Anhanguera, a pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número 00285/2014 e divulgada no sábado (2). O Ibope realizou as entrevistas entre os dias 29 e 31 de julho.

Rejeição

A pesquisa mediu a rejeição dos candidatos. Chega a 29% a proporção de eleitores que dizem que não votam no governador Perillo de modo algum. Íris Rezende é o segundo mais rejeitado, com 24%.

O índice de rejeição de Alexandre Magalhães é de 13%, seguido por Gomide e Marta Jane, rejeitados por 12%. Weslei Garcia e Vanderlan Cardoso são indesejados por 9%.

Ainda neste quesito, 13% dizem não rejeitar nenhum candidato e 19% afirmaram que não sabem.

Avaliação do governo

O Ibope também aferiu a avaliação do governo Marconi Perillo. A administração do tucano é considerada ótima ou boa por 34% dos entrevistados. A proporção dos que a avaliam como regular é de 36%. Para 24%, a gestão é ruim ou péssima. Cinco por cento não souberam responder.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos