TRE-PI condena Zé Filho (PMDB) por propaganda eleitoral antecipada
Do UOL, em São Paulo
O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) condenou nesta quinta-feira (31) o governador e candidato à reeleição, Zé Filho (PMDB), por propaganda eleitoral antecipada.
Por quatro votos a um e seguindo o voto do relator, o juiz auxiliar Antônio Lopes de Oliveira, Zé Filho foi condenado a pagar multa no valor de R$ 252 mil por divulgar material de propaganda institucional irregular.
Segundo a assessoria de comunicação do TRE-PI, o governador veiculou na TV e em outdoors material com slogans como "O Piauí encontrou o caminho certo para fazer muito em pouco tempo", "Esse é o Piauí que segue em frente" e "Esse é o Piauí que a nossa gente quer".
Ainda de acordo com o tribunal, o governador foi acusado de contratar o cantor e sanfoneiro Chambinho do Acordeon, que aparece nos vídeos divulgados na TV.
A representação contra Zé Filho e o governo estadual foi feita pelo PT. O tribunal, no entanto, livrou o Estado de pagar a multa no mesmo valor.
A reportagem procurou entrar em contato com o governador, via diretório estadual do partido, mas ainda não teve resposta.
O advogado de Zé Filho, Wilhame Guimarães, afirmou, em entrevista ao portal "Cidade Verde", que "não foi uma propaganda eleitoral. Foi meramente institucional, com o intuito de informar a todos".