Procuradoria Eleitoral pede impugnação de 42 candidaturas no Pará

Do UOL, em São Paulo

A PRE-PA (Procuradoria Regional Eleitoral do Pará) ajuizou 42 ações de impugnação contra o registro de candidaturas no Estado. Entre as candidaturas contestadas, uma é para governador, duas para senador, duas para deputado federal, e as outras 37 para deputado estadual. Ao todo, o TRE-PA (Tribunal Regional Eleitoral do Pará) recebeu 980 pedidos de registro de candidatos.

O problema mais comum nos registros questionados é a prestação de contas. Segundo a Procuradoria, 29 candidatos não apresentaram prestação de contas à Justiça Eleitoral ou tiveram suas contas reprovadas pelos tribunais de contas. Três pedidos de impugnação foram baseados na Lei da Ficha Limpa.

Os candidatos que tiveram suas candidaturas impugnadas têm sete dias para recorrer. Após as ações de impugnação, cabe à Justiça Eleitoral julgar os pedidos e decidir pelo deferimento ou não dos registros. Ainda que não tenham sido questionados, outros políticos ainda poderão ter as candidaturas indeferidas, nos casos em que o candidato for inelegível ou não atender a qualquer das condições de elegibilidade.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos