Carlos Eduardo (PDT) confirma favoritismo e é eleito em Natal (RN)

Do UOL, em Maceió

  • Divulgação

    Durante a campanha, Carlos Eduardo (PDT) (centro) recusou o apoio da prefeita de Natal Micarla de Sousa

    Durante a campanha, Carlos Eduardo (PDT) (centro) recusou o apoio da prefeita de Natal Micarla de Sousa

A vitória de Carlos Eduardo (PDT) a Prefeitura de Natal confirmou o favoritismo que ele teve durante toda a campanha na capital potiguar. Na eleição do segundo turno deste domingo (28), ele derrotou o candidato Hermano Morais (PMDB), que alcançou o segundo turno, apesar das pesquisas ao longo da campanha apontarem o pedetista eleito já no primeiro turno.

O novo prefeito de Natal repetiu a dobradinha com a ex-governadora Wilma de Faria (PSB), ocorrida no ano 2000, mas trocando de cadeira e colocando-a como vice-prefeita. Naquele ano, Carlos Eduardo foi eleito vice-prefeito de Natal na chapa encabeçada por Wilma, mas dois anos depois assumiu a prefeitura depois que a titular renunciou ao governo municipal para concorrer e vencer para governo do Estado.

Durante a campanha, Carlos Eduardo acusou o partido do adversário, o PMDB, de contribuir para os problemas urbanos de Natal. O partido ocupou algumas secretarias da Prefeitura de Natal na gestão da atual prefeita, Micarla de Sousa (PV). Eduardo também não mediu palavras em afirmar que Hermano Morais teria ligação com a administração de Rosalba Ciarlini (DEM), atual governadora do Rio Grande do Norte.

Carlos Eduardo vai governar uma cidade com pouco mais de 800 mil habitantes e herdar um município com muitos problemas a resolver, como falta de saneamento, buracos nas ruas e problemas na saúde pública.

Os problemas na cidade levaram a prefeita Mircarla de Sousa a ter um alto índice de rejeição e desistir da candidatura a reeleição. Sousa, porém, alegou que não iria entrar na disputa por motivos de saúde. Nenhum dos candidatos quis o apoio da atual prefeita.

A rejeição foi tamanha que, após a prefeita declarar seu voto em Carlos Eduardo no primeiro turno, o candidato chamou a imprensa para dizer que não aceitaria o voto. Em resposta, a prefeita da Natal divulgou uma carta aberta intitulada “Sobre ódio e esperança”, a qual afirmou estar surpresa com a resposta de Carlos Eduardo.

Problemas de Natal

O novo prefeito de Natal terá um trabalho de reconstrução das vias públicas da cidade. A reportagem do UOL visitou a capital potiguar e registrou problemas urbanos como ruas esburacadas, lixo pela cidade e vários pontos de alagamentos já conhecidos dos natalenses.

Prefeito eleito diz que Natal está abandonada

O UOL também flagrou problemas na saúde pública em Natal, como superlotação de hospitais e postos de saúde e falta de medicamentos.

A Prefeitura de Natal também vem enfrentando problemas ligados a supostas irregularidades. Em junho deste ano, sete funcionários da Prefeitura foram presos acusados de corrupção – o secretário de Planejamento do município, Antônio Carlos Soares Luna; o ex-secretário municipal de Saúde Thiago Barbosa Trindade; o coordenador administrativo e financeiro da SMS Francisco de Assis Rocha Viana; e o ex-coordenador administrativo e financeiro da SMS Carlos Fernando Pimentel Bacelar Viana.

Os pontos negativos relatados pela reportagem também foram destacados na enquete Avalie sua Cidade, do UOL, que não tem valor de amostragem científica. Na enquete, a população apontou que os buracos nas ruas (34,48%) é o principal problema a ser enfrentado pelo novo prefeito. Saúde (18,02%) e corrupção (9,39%) também foram apontados como entrave a serem enfrentados pelo novo prefeito.

Propostas do eleito

O novo prefeito de Natal promete, em seu plano de governo, reurbanizar e requalificar espaços comunitários na capital potiguar, além de “ampliar o acesso a serviços sociais públicos de educação, saúde, assistência social, trânsito e transporte, trabalho e renda, num modelo de gestão sedimentado na democracia e participação da cidade.”

Perfil do eleito

Nome: Carlos Eduardo Nunes Alves
Partido: PDT
Nascimento: 05/06/1959
Município de nascimento: Rio de Janeiro (RJ)
Ocupação: advogado
Vice: Wilma de Faria (PSB)
Coligação: União por Natal (PRB / PDT / PTN / PPS / PHS / PSB / PPL / PSD / PC do B)

No quesito saneamento, o plano de governo consta a reativação de obras paralisadas como a drenagem do Bairro de Capim Macio e Ponta Negra.

Sobre os buracos, o plano de governo não trata diretamente sobre ações de recuperação do asfalto da cidade. Na mobilidade urbana, Carlos Eduardo planejou ações para dar “maior eficiência, fluidez e segurança no trânsito de Natal, modernizando o sistema integrado de gestão da mobilidade urbana para gerenciar a circulação de veículos”, além de iniciativas para desafogar o trânsito com a criação de rotas alternativas e ciclovias.

O novo prefeito disse que na área da saúde “vai ampliar a cobertura da estratégia de saúde da família para a totalidade da população de Natal em dois anos, dobrando o teto da Atenção Básica, além de qualificar as equipes de saúde da família para atenção a populações de maior vulnerabilidade conforme a necessidade de cada território.”

Biografia

Advogado, Carlos Eduardo Nunes Alves nasceu no Rio de Janeiro, mas veio morar na capital potiguar aos dois anos de idade. Formou-se em direito pela Faculdade Católica Santa Úrsula (RJ) e logo recém-formado ingressou na carreira política.

Em 1986 voltou a Natal, se candidatou e elegeu-se deputado estadual pelo PMDB. Foi deputado por quatro vezes e chegou a ser líder da oposição e, mais tarde, atuou como líder do governo na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

Foi Secretário de Estado do Interior, Justiça e Cidadania, quando implantou nove Centrais do Cidadão, construiu os presídios de Alcaçuz e de Caicó, e implantou o Hospital de Custódia e a Casa Albergue. Também foi ele quem implantou o Procon estadual e criou o Conselho Estadual dos Direitos Humanos.

UOL Cursos Online

Todos os cursos