Ibope e Datafolha apontam vitória de Fruet sobre Ratinho Jr. em Curitiba

Do UOL, em Curitiba

O candidato do PDT à Prefeitura de Curitiba, Gustavo Fruet, manteve a liderança das pesquisas de intenção de voto deste segundo turno em novos levantamentos divulgados neste sábado (27) pelos institutos Ibope e Datafolha e deve ser eleito, neste domingo (28).

Divulgada nesta noite, a pesquisa Ibope, encomendada pela RPC TV, afiliada da Rede Globo no Paraná, traz o pedetista com 51% das intenções de voto, diante de 38% de Ratinho Júnior (PSC).

A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Em votos válidos, Fruet tem 58% e Ratinho, 42%. Os votos válidos não incluem brancos, nulos e eleitores que se declaram indecisos no levantamento.

Ao todo, foram ouvidos 1.204 eleitores entre os dias 25 e 27 deste mês. O percentual de quem declarou voto branco ou nulo foi de 7%. Indecisos somaram 4%. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com o número PR-00720/2012

Na última pesquisa Ibope, divulgada no dia 19 deste mês, Fruet estava com 49% das intenções de voto, contra 39% de Ratinho.

Datafolha

O instituto Datafolha também divulgou novo levantamento hoje, encomendado pela RPC TV e pelo jornal "Folha de S.Paulo". Fruet tem 54% contra 36% de Ratinho, diferença de 18 pontos percentuais.

Os indecisos somam 5% dos entrevistados; outros 5% pretendem votar em branco ou nulo. Considerando os votos validos, Fruet tem 60% dos votos válidos, contra 40% de Ratinho.

A pesquisa tem margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos. Ao todo, foram ouvidas 1.573 pessoas entre 26 e 27 de outubro. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com o número PR-00716/2012.

Último dia de campanha

Micareta e carreata: essas foram as ‘receitas’ adotadas pelos dois candidatos no último dia da campanha eleitoral nas ruas. Tanto Fruet quanto Ratinho Junior recorreram a redutos onde lideraram os votos no primeiro turno --Fruet, na região central, e Ratinho Junior na zona sul da capital paranaense.

O pedetista fez uma caminhada a partir da UFPR (Universidade Federal do Paraná), percorrendo o calçadão da rua das Flores, onde permaneceu durante pouco mais de meia hora.

Amparado por um cordão de cabos eleitorais que fizeram as vezes de seguranças, Fruet teve a presença dos ministros Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e Paulo Bernardo (Comunicações) durante a agenda.

Para partidários de Ratinho Junior presentes ao calçadão, o clima de cordialidade que tomou conta da reta final --sobretudo no debate de ontem (26) à noite, na Rede Globo-- deverá permanecer até amanhã.

“Há uma cordialidade, um respeito recíproco, mesmo porque, as pesquisas não correspondem à adesão que temos percebido à nossa campanha --mas somos guerreiros e vamos até o fim”, disse Alysson Oliveira, 32, um dos coordenadores da campanha de Ratinho Junior pelo PC do B.

Mais informações sobre as eleições em Curitiba.

UOL Cursos Online

Todos os cursos