Gestão de Carlos Eduardo e aliança de Hermano com prefeita viram tema do debate em Natal

Elendrea Cavalcante

Do UOL, em Natal

No primeiro debate na TV do segundo turno da disputa à Prefeitura de Natal, exibido nesta quinta-feira (18) pela TV Bandeirantes, o candidato Carlos Eduardo (PDT)  tentou colar no adversário Hermano Morais (PMDB) a imagem de que este foi aliado da atual prefeita Micarla de Souza (PV), enquanto Hermano criticou a gestão de Carlos Eduardo na prefeitura.

O candidato do PDT governou a cidade entre 2002 e 2008. Micarla tem a gestão avaliada como ruim ou péssima por 92% dos eleitores em Natal, segundo ranking do Ibope divulgado em 17 de setembro.

O primeiro e o segundo blocos giraram em torno da educação, primeiro com perguntas elaboradas por internautas e depois por meio de pergunta direta, de candidato para candidato. Sobre o tema, Hermano afirmou que a gestão de Carlos Eduardo recebeu de 2005 para 2006 a pior avaliação do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) dentre as capitais brasileiras. O peemedebista também criticou a postura de Carlos Eduardo quando este afirmou que havia construído 28 escolas quando prefeito, e iria construir mais 34, se eleito.

“Não adianta apenas sair construindo escola e jogando crianças lá dentro. Desta forma, pode acontecer um novo acidente, como o ocorrido na escola da Cidade Nova,  em sua gestão, quando o teto do colégio que o senhor mandou construir desabou nas crianças”, disse Hermano.

Durante o debate, Carlos Eduardo conduziu a maioria de suas perguntas e respostas para apontar Hermano como aliado de Micarla de Souza e também da atual governadora, Rosalba Ciarlini (DEM).

“Eu deixei a prefeitura com um superávit de R$ 10 milhões, mas a gestão da prefeita que o senhor já apoiou, faliu. Quando eu for eleito, não vou deixar nenhum fornecedor da prefeitura sem pagamento”, disse, em resposta à pergunta elaborada pelo cientista social Robson Carvalho sobre as atuais dívidas da prefeitura.

Hermano Morais questionou Carlos Eduardo sobre o saneamento básico de Natal, ressaltando que a gestão do ex-prefeito deixou de cumprir as metas no setor.

“A questão do saneamento é antiga e problemática antes mesmo de minha gestão. Começou lá atrás com Garibaldi Filho (aliado de Hermano), quando este governava a cidade, depois tivemos outras prefeituras, até chegar ao período em que minha atual vice, Wilma de Faria, era prefeita. Teve minha gestão e a de Micarla, mas o senhor , no legislativo, deveria cobrar essa responsabilidade também de Garibaldi e de Micarla, de quem o senhor foi aliada”, afirmou Carlos Eduardo.

Pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (18) sobre a disputa do segundo turno para a Prefeitura de Natal mostra Carlos Eduardo com 49% das intenções de voto contra 35% de Hermano Morais.

Mais informações sobre as eleições em Natal.

UOL Cursos Online

Todos os cursos