PT decide apoiar Carlos Eduardo no segundo turno em Natal

Elendrea Cavalcante

Do UOL, em Natal

O PT decidiu, na noite desta quinta-feira (11), apoiar o candidato do PDT, Carlos Eduardo, no segundo turno das eleições municipais em Natal. A decisão foi tomada em assembleia,  com quatro horas de duração, entre os militantes presentes.

Segundo o deputado estadual Fernando Mineiro (PT), o apoio será dado agora, mas o Partido dos  Trabalhadores não participará do governo de Carlos Eduardo, se eleito. Um dia antes de tomar a decisão, o PT reuniu-se com os dois candidatos em Natal, Hermano Morais (PMDB) e Carlos Eduardo.

A disputa pela aliança com o PT começou ainda na noite de domingo (7), depois de oficializado o nome de Carlos Eduardo e Hermano  no segundo turno.  Em coletiva à imprensa, o pedetista focou os 22 mil votos de Fernando Mineiro como a "surpresa" da eleição, visto que em todas as pesquisas eleitorais realizadas, o candidato do PT não aparecia com grandes intenções de voto.

Naquela noite, Carlos Eduardo chegou a comentar sua crença de que muitos dos eleitores de Mineiro no pleito de domingo, eram seus eleitores antes. Isso porque Carlos Eduardo foi perdendo votos no decorrer da campanha. “Acredito que muitas das pessoas que votaram em Mineiro agora, eram pessoas que estavam pensando em votar em mim no início da campanha, mas Mineiro cresceu e impressionou. É um apoio que queremos”, disse no domingo.

Sobre a decisão desta quinta-feira (11), o deputado Fernando Mineiro disse que o diretório do partido encaminhará a decisão tomada nesta noite para a coligação de Carlos Eduardo, mas com alguns pontos que nortearão o apoio ao partido neste segundo turno.

Ainda nos próximos dias, deve ser definida a forma de participação do deputado Fernando Mineiro nas eleições. "Vamos aguardar, mas se eu tiver que subir em palanque, farei isso sem o menor problema. Vou me envolver mesmo. O que tem que ficar claro é que não houve acordo com troca, como a compensação com cargos públicos. Ele ganhando, não vamos participar do governo. Nosso apoio é crítico e para agora", disse Mineiro.

Ele acrescentou  que a decisão de apoio foi unânime entre os presentes. " Tínhamos a opção por um candidato ou outro, pois o PT jamais poderia ficar neutro em uma decisão que envolve o futuro da cidade. Das candidaturas apresentadas, a que menos se distancia da proposta do PT é a de Carlos Eduardo", disse Mineiro.

"Não podíamos apoiar uma campanha que é ligada ao governo, como é a do candidato Hermano Morais", completou a deputada federal pelo PT do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra.

Durante toda a semana, foi cogitado que a decisão do PT em Natal seria relacionada a do PT em São Paulo. “Conseguimos ter uma decisão local, apenas nossa, sem qualquer interferência nacional”, frisou Mineiro.

Primeiro turno

Na disputa do primeiro turno, Fernando Mineiro foi um dos candidatos que frisou o “abandono de Natal” e culpou, além da gestão da atual prefeita, Micarla de Souza (PV), o ex-prefeito  e agora seu aliado, Carlos Eduardo, pelos problemas da cidade. Carlos Eduardo já havia governado Natal de 2002 a 2008.

Mais informações sobre as eleições em Natal

UOL Cursos Online

Todos os cursos