Carlos Eduardo diz que candidato do PT levou a eleição em Natal para o 2º turno

Elendrea Cavalcante

Do UOL, em Natal

Confirmada sua ida para o segundo turno, Carlos Eduardo Alves (PDT), que teve 40,42% dos votos em Natal, atribui o segundo turno na capital potiguar ao desempenho de Fernando Mineiro (PT) na eleição. O pedetista vai ao segundo turno com Hermano Morais (PMDB), que teve 23,63% dos votos.

Rogério Marinho (PSDB) terminou o pleito com 10,16% dos votos, enquanto Robério Paulino (PSOL) ficou com 3,57% e Roberto Lopes (PCB), com 0,21%. Os votos brancos contabilizaram 4,42% e os nulos 7,28%. Houve 18,32% de abstenção.

A soma de todos os outros candidatos, que foi de 59,58% dos votos, impressionou Carlos Eduardo que não hesitou e confirmou que vai procurar o PT para pedir seu apoio no segundo turno e também o PSOL.

"Fernando Mineiro e eu éramos os verdadeiros candidatos da oposição neste primeiro turno e vou lutar pelo apoio dele, sim. Foi um candidato que começou com 8% na campanha. O professor Robério Paulino (PSOL) também surpreendeu com seu crescimento - começou com menos de 1%, segundo as pesquisas. Gostaria de conversar com o PSOL, mas não sei se eles estarão abertos", disse Carlos Eduardo.

Na sede do PDT, após a divulgação do resultado, Carlos Eduardo comentou sobre as pesquisas que indicavam vitória dele no primeiro turno e ressaltou sentir-se mais aliviado em ir para o segundo turno com Hermano do que com Mineiro. "É claro que o Mineiro gostaria de ir para o segundo turno, mas é melhor eu tê-lo como aliado do que como adversário".

Mais uma vez, Carlos Eduardo fez críticas à gestão da atual prefeita, Micarla de Souza (PV) e ligou o nome de Hermano ao dela e também ao da governadora Rosalba Ciarlini. "Ele diz que não, mas é candidato das duas. E a governadora também tem rejeição da população, de mais de 70%. Micarla tem rejeição de 95%", ressaltou o candidato.

Satisfeito, Hermano Morais comemorou sua ida ao segundo turno com carreata por Natal. “Foi uma eleição muito qualificada. O povo fez a escolha certa para levar essa eleição para o segundo turno. Parabenizo o candidato Fernando Mineiro pela belíssima votação e a todos os demais. Vamos buscar o apoio de todos já a partir desta segunda-feira (8). Graças a Deus temos essa facilidade de entendimento para buscarmos esse esforço coletivo”, disse o peemedebista.

Fernando Mineiro acompanhou a eleição em casa e logo após o resultado, seguiu para o escritório do PT, onde foi recebido por militantes do partido e chorou. Sobre quem irá apoiar no segundo turno, o petista disse que tudo vai depender de discussões com o diretório. “Vamos discutir. Não há nada certo”.

UOL Cursos Online

Todos os cursos