BH tem 22 urnas substituídas e 17 prisões na manhã deste domingo (7)

Da Agência Brasil, em Belo Horizonte

Até o início da tarde de hoje (7), das 89 urnas substituídas em Minas Gerais, 22 eram usadas nas eleições para a prefeitura de Belo Horizonte. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-MG), os equipamentos apresentaram problemas como falhas na impressora, travamento de sistema, data incorreta e travamento de teclas. Apesar disto, até o momento, nenhuma seção teve de substituir a votação eletrônica por votação em formulário de papel.

Em toda a região metropolitana de Belo Horizonte, que compreende a capital e outros 34 municípios, foram efetuadas 17 prisões. Em BH, foram registradas quatro ocorrências pela Polícia Militar. Em duas delas 4 pessoas foram presas por fixar cartazes e distribuir santinhos nas proximidades de seções eleitorais.

Candidatos

O candidato do PT, Patrus Ananias, chegou por volta das 10h30 na Pontifícia Universidade Católica (PUC), onde é professor. Votou acompanhado pela esposa, Vera Ananias, e pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel. O candidato manifestou satisfação com a forma como a campanha foi conduzida e confiança de que disputará o segundo turno.

“Temos convicção de que vamos para o segundo turno e, mantendo o mesmo entusiasmo e nível de campanha, vamos ganhar as eleições”, disse após pedir que a militância “continue trabalhando”, e que os indecisos “reflitam para votar de maneira consciente”.

Pouco depois das 11 horas foi a vez do atual prefeito e candidato à reeleição, Márcio Lacerda, votar no Colégio Estadual Central, acompanhado do senador Aécio Neves (PSDB-MG). “Nossa expectativa é a de ganhar no primeiro turno”, disse Lacerda. “Mas, qualquer que seja o resultado, vamos recebê-lo com humildade e continuar nosso trabalho pela cidade”, disse.

“É muito importante darmos continuidade, para que os bons projetos sejam concluídos”, acrescentou. Aécio Neves evitou fazer associações entre as eleições para a prefeitura e a presidencial. “Mineiro não pode entrar com o carro na frente dos bois”, disse.

Candidata pelo PSOL, Maria da Consolação, votou de manhã no Colégio Santo Afonso, no bairro de Cachoeirinha, enquanto Vanessa Portugal, candidata do PSTU, votou na Escola Municipal Padre José Botelho, em Barreiro. Tadeu Martins (PPL) votou em Santa Tereza, no Colégio Tiradentes. Pedro Paulo Pepê (PCO) votou no início da manhã, no Grupo Escolar João Alfonso, no bairro Paraíso; e Alfredo Flister (PHS) votou no Colégio Estadual Rodrigues Campos, em Barreiro.

 

UOL Cursos Online

Todos os cursos