Candidatos em Natal focam trânsito e regularização fundiária na TV

Elendrea Cavalcante

Do UOL, Natal

A regularização fundiária em Natal foi pauta de programa, nesta semana, de três dos candidatos que disputam a prefeitura: Carlos Eduardo (PDT), Hermano Morais (PMDB) e Rogério Marinho (PSDB). O peemedebista disse ainda que irá rever os valores do IPTU. Propostas para o transporte coletivo também tiveram destaque no programa dos candidatos desta sexta-feira (14).

As propostas para regularizar moradias foram apresentadas pelos candidatos no início da semana.

Em seu programa eleitoral, Rogério mostrou famílias que precisam ter a escritura pública de seus imóveis. “Vou implantar o programa 'Legalização Fundiária', em parceria com universidades e outras entidades que poderão trabalhar no levantamento de quantos imóveis e quais precisam deste serviço em Natal. A escritura será gratuita para famílias de baixo poder aquisitivo."

“Natal Legal” é a proposta de Hermano Morais com relação às moradias. “Queremos ajustar os valores de IPTU, que são muitas vezes cobrados de forma abusiva na cidade”, disse o candidato.   

Trânsito

Saindo do campo da regularização fundiária, no programa de sexta-feira, Hermano e Carlos Eduardo mostraram um resumo dos problemas de trânsito e transporte em Natal e fizeram propostas para os setores.

Hermano trabalhou em seu programa com a estatística de que diariamente pelo menos um ônibus é assaltado em Natal. “Os assaltos ocorrem dentro e fora dos ônibus. E para ajudar a garantir a segurança, quando for prefeito,  vou criar um sistema que permita o monitoramento por câmera das principais avenidas da cidade, integradas com a região metropolitana. A proposta é também implantar ônibus 24h por dia. Os trabalhadores também precisam de ônibus na madrugada."

No horário eleitoral do peemedebista foram mostrados pontos de congestionamentos em Natal, principalmente os que a capital potiguar faz fronteira com Parnamirim de um lado e São Gonçalo e Extremoz do outro.

Carlos Eduardo usou como estratégia as obras que foram planejadas em Natal para receber os jogos da Copa 2014. “Uma alternativa para ajudar a capital do Rio Grande do Norte a acabar com o congestionamento é o BRT (Bus Rapid Transit).  Assumo com você o compromisso de não deixar o BRT apenas no papel”, disse o ex-prefeito.

O candidato do PDT destacou também a implantação de estações de transferência de ônibus e dar duas horas de continuidade ao passe livre nos pontos de integração. “Este é um plano para o transporte público. Com relação ao transporte privado, vamos criar vagas de estacionamento."

A criação de estacionamentos também está no pacote de promessas de Rogério Marinho. “Vamos criar três estacionamentos em Natal, com mil vagas cada."

Leia mais sobre as eleições em Natal clicando aqui.

UOL Cursos Online

Todos os cursos