Em Natal, versão de música de Vinícius de Moraes traz humor para o horário eleitoral dos prefeitos na TV

Elendrea Cavalcante

Do UOL, em Natal

O horário eleitoral desta sexta-feira (24) dos candidatos a prefeito de Natal ganhou uma dose de humor, preparada pela coligação do peemedebista Hermano Morais, com a compilação de muitos dos problemas de Natal em uma versão da canção "A Casa", de Vinícius de Moraes.

Reformulada para “Era uma cidade esburacada, não tinha rua, não tinha nada. Ninguém podia andar nela não, porque não passava carro nem caminhão”, a sátira provocou a chapa comandada por Carlos Eduardo (PDT), que lidera as pesquisas de intenção de voto.

A letra da música apresentada no horário de Morais fazia referências a operações policias realizadas no Rio Grande do Norte nos últimos anos, como "Higia", "Foliaduto", "Ouro Negro" e "Sinal Fechado" - a maioria delas realizadas à época em que Wilma de Faria, candidata a vice na chapa de Carlos Eduardo, comandava o governo do Estado.

Wilma, por sua vez, usou parte do tempo de sua chapa para dizer que Natal estava abandonada não apenas pelo governo municipal, mas também pelo governo estadual. A declaração de Wilma pode indicar que, caso seja eleita com Carlos Eduardo, a ex-governadora poderá ficar apenas dois anos como vice-prefeita de Natal e deixar o cargo para disputar o governo do Rio Grande do Norte em 2014.

Carlos Eduardo terminou o programa da chapa que lidera afirmando que seu retorno à Prefeitura de Natal é necessário para concluir projetos e obras que começaram em sua gestão --ele comandou a capital potiguar entre 2002 e 2008--,  mas ficaram parados durante o atual governo, a prefeita Micarla de Sousa (PV).  Abusando de imagens em canteiros de obras, o candidato fez a linha do político empreendedor e "tocador" de obras.

Hermano Morais do PMDB, que se apresenta como o candidato “Ficha Limpa”, fez em seu programa um balanço das dificuldades pelas quais passam os bairros da Zona Norte de Natal, mostrando números e garantindo atenção especial à área, caso eleito. “A zona norte é a maior da cidade. Tanto em extensão quanto em população. São 80 mil domicílios e mais de 300 mil habitantes carentes de recursos”.

O peemedebista, que está internado em uma clínica de natal após cirurgia emergencial de apêndice, ressaltou em seu programa que, se eleito, o trabalho de replanejamento na zona norte será todo feito com ajuda do Senai.

Fernando Mineiro, candidato do PT, usou seu programa para contar sua trajetória começando com a saída da Minas Gerais natal, passando pelo ingresso na universidade, desafios dentro dela, militância política - incluindo a ajuda na fundação do PT e da Central Única dos trabalhadores (CUT)  no Rio Grande do Norte. Também foram destacados seus mandatos como vereador e deputado estadual.

O programa ressaltou ainda a admiração mútua entre Mineiro e o ex-presidente Lula, colhendo depoimentos de eleitores e mostrando que o candidato é do time de Lula e Dilma, que “está levando o país para frente”.

Na corrida pela prefeitura de Natal, Rogério Marinho (PSDB) falou dos estudantes sem rumo, da necessidade de fazer com que estes tenham futuros melhores traçados por meio da educação.

O projeto apresentado por Marinho para a área é o Parque Tecnológico Digital, cujo embrião, segundo Marinho, é o Metrópole Digital, projeto dele como deputado federal, já realizado em parceria com a UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte).

“Com o Parque Tecnológico, vamos ver resultados concretos, que vão beneficiar a formação dos estudantes, a cidade e a economia local. Trata-se de um projeto que vai atrair investimentos e a criação de novas empresas em Natal. A ideia é criar um novo eixo de desenvolvimento”, explicou, encerrando o programa com a frase “Quem brinca de ser prefeito, não leva a educação profissional a sério”.

UOL Cursos Online

Todos os cursos