Em Natal, candidatos lembram apoio de Dilma; tucano pede segundo turno

Elendrea Cavalcante

Do UOL, em Natal

Os candidatos à Prefeitura de Natal Hermano Morais (PMDB) e Fernando Mineiro (PT) usaram “o apoio do governo Federal” para chamar a atenção dos eleitores no horário eleitoral desta quarta-feira (22) no rádio e na TV. Já o candidato Rogério Marinho (PSDB) preferiu a estratégia de incentivar a população a levar a eleição para o segundo turno. O ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) aparece em pesquisas em primeiro lugar com índices superiores a 50% das intenções de voto.

Além de se intitular ‘o candidato Ficha Limpa’, Hermano Morais usou o horário eleitoral para mostrar que é em Natal o candidato do vice-presidente da República, Michel Temer, do deputado federal Henrique Alves e do ministro da Previdência, Garibaldi Alves.

Garibaldi tem sido nos dois primeiros dias de campanha um forte cabo eleitoral de Hermano. Nesta quarta-feira (22), ele voltou à TV para defender a candidatura do peemedebista , ressaltando necessidade de tirar de Natal o grupo político que se reveza há 20 anos no poder.

“Hermano foi escolhido por um grupo de sete partidos coligados que chegaram à conclusão de que ele é a melhor opção para a cidade. Por isso, peço seu voto para ele”, disse o ministro.

O que chamou de “atraso” pelo qual a capital do Rio Grande do Norte passa também foi explorado por Hermano no programa de rádio. “Nunca se viu na história de Natal o que as últimas administrações estão fazendo. São 20 anos de atraso e promessas não cumpridas”, disse.

Ajuda de Dilma

O petista Fernando Mineiro usou seu tempo na TV para mostrar o que classificou de "insatisfação" dos moradores de Natal dizer que é o candidato da presidente Dilma Rousseff  e da deputada federal pelo Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra. 

“Natal pode entrar no ritmo de desenvolvimento que o país entrou com o ex-presidente Lula e, agora, com Dilma”, disse.

Fátima Bezerra complementou: "O desafio de reconstruir a cidade e tirá-la do caos é muito grande.  Eu conheço Fernando Mineiro há muitos anos e tenho a certeza de que ele é o candidato melhor preparado para fazer o que Lula fez e Dilma segue fazendo pelo Brasil".

Segundo turno

O programa de Rogério Marinho com críticas a gestões municipais dos últimos dez anos. O tucano pediu à população para que “não se deixe cair no conto do primeiro turno”.

“Quem quer apressar as coisas, desrespeita as coisas. As experiências que tivemos elegendo os candidatos no primeiro turno, não foram boas. É preciso de mais tempo para conhecer melhor cada um daqueles que postulam ao cargo de prefeito”. 

O recado de Rogério tem a folga de Carlos Eduardo Alves nas pesquisas. “Tem gente que subiu no salto. Ficou prefeito de férias e governador de férias e vive cantando vitória. É preciso tirar do poder aqueles que estão se revezando na prefeitura há mais de dez anos. É preciso varrer a mediocridade, a incompetência e o atraso de Natal, pois o modelo de gestão que está no poder conduziu Natal ao fracasso”, disse.

Em seu primeiro dia no horário eleitoral gratuito, Carlos Eduardo seguiu uma estratégia para o programa de rádio e outra para o da TV. Na rádio, ele adotou a estratégia de que é o candidato que o "povo sente saudades".

“Quando Wilma  foi prefeita e eu era seu vice, fizemos uma Natal boa para viver.  Assim que ela saiu, eu consegui dar continuidade nos projetos para cidade. Tanto que consegui me reeleger."

Na TV, Carlos Eduardo se disse vitima de perseguição da atual gestão --a prefeita é Micarla de Souza (PV),  com quem Carlos diz ter rompido-- e ressaltou mais uma vez que não a apoiou em nenhum momento de sua candidatura.

Seguindo com críticas à atual gestão, disse que o quadro hoje da Prefeitura de Natal é de "arruinada, falida". “Eu previ que isso iria acontecer. E os candidatos que estão hoje aí, não sabem da realidade de fato da prefeitura. Tanto que em minha proposta está primeiro a arrumação da casa, sua limpeza, tapar os buracos e fazer com que a prefeitura não fique de costas para a população. Depois, começaremos a fazer os investimentos."

UOL Cursos Online

Todos os cursos