Iniciativas que inspiram

Prêmio Ecoa homenageia iniciativas inovadoras que atuam pela construção de uma sociedade melhor

O conteúdo de Ecoa, do UOL, destaca o trabalho de pessoas, empresas, organizações, coletivos, movimentos, redes e projetos que agem para transformar o mundo e a sociedade positivamente.

Para potencializar vozes, impulsionar e dar visibilidade às iniciativas, o Prêmio Ecoa surge homenageando transformadoras e transformadores sociais que estão criando soluções para superar desafios e resolver problemas no campo social, econômico e ambiental, promovendo equidade de raça, de classe e de gênero na sociedade.
Aliny Gama/UOL
A lista de indicados é montada a partir de histórias contadas em reportagens publicadas em Ecoa e é dividida em cinco categorias: Iniciativas que Inspiram, Empresas que Mudam, Causadores, Fizeram História e Vozes que Ecoam -- as duas últimas decididas por voto popular.
Arquivo pessoal

Iniciativas que Inspiram

Essa categoria reúne coletivos, movimentos sociais, redes e organizações da sociedade civil (OSCs) que desenvolvem projetos criativos e inovadores para melhorar o bem-estar coletivo.

Arraste para o lado e conheça os finalistas.
UOL

Associação da Rede de Mulheres Produtoras do Pajeú

São diversos núcleos em diferentes cidades de Pernambuco que atuam para gerar renda, diminuir o isolamento das mulheres do sertão, fortalecer a comunidade feminina, criar redes de apoio e realizar formação política e agroecológica. A Rede se estabelece com base em três pilares: agroecologia, feminismo e economia solidária.
Rede de Mulheres Produtoras do Pajeú
Antes do projeto, a vida de muitas mulheres se resumia à arrumação da casa, dependendo do sustento do marido ou de auxílios do governo. Hoje, elas usam os seus quintais como ferramenta de transformação e empoderamento. No terreno de suas casas, produzem alimentos tanto para o autoconsumo quanto para a comercialização.
Rede de Mulheres Produtoras do Pajeú
Organizadas em uma grande rede de apoio, essas mulheres têm a oportunidade de se capacitarem com cursos e trocas de informações sobre assuntos como técnicas produtivas, gestão e feminismo.
Rede de Mulheres Produtoras do Pajeu?

Instituto Biota de Conservação

A ONG atua há dez anos protegendo os animais marinhos da costa de Alagoas e conta com uma equipe de voluntários veterinários, biólogos e estudantes.
Instituto Biota de Conservação
Em 2019, a imagem de uma tartaruga coberta por óleo viralizou na internet. Graças à população que a encontrou e avisou a organização, os voluntários puderam tratar o animal.
Instituto Biota de Conservação
A ONG tem a missão de resgatar, reabilitar e devolver os animais ao mar, além de coletar dados para estudos científicos, realizar campanhas de conscientização para a preservação da fauna marinha e orientar a população sobre a importância de recuperar animais encontrados na praia.
Instituto Biota de Conservação

Uneafro Brasil

A União de Núcleos de Educação Popular para Negros e Classe Trabalhadora é uma rede de cursinhos comunitários voltada para alunos de escolas públicas de periferia, principalmente negras e negros.

Com as formações realizadas pela organização, milhares de jovens têm a oportunidade de ingressar em universidades e, inclusive, de se sentirem merecedores de ocupar o espaço estudantil.
Uneafro Brasil
O movimento de cursos comunitários nasceu com o objetivo de ser uma rede de articulação e formação de moradores de regiões periféricas e atua por direitos sociais coletivos, principalmente na luta antirracista, antimachista e antilgtfóbica.
Uneafro Brasil
Os cursinhos pré-vestibulares são o trabalho mais conhecido da rede, mas eles também oferecem preparatórios para concursos, formação para o mercado de trabalho e capacitação cidadã e política.

Eles estão presentes na região Sudeste, mas têm a intenção de expandir para outras regiões do Brasil.
Uneafro Brasil

Acompanhe a premiação

No dia 2 de dezembro, os finalistas passarão por uma última avaliação de um júri multissetorial e referência em suas áreas.

Eles serão homenageados ao vivo em evento online com programação especial.
Divulgação

Ampliando vozes

Mais do que eleger vencedores, o Prêmio Ecoa quer ajudar a potencializar o trabalho de quem tem atuado cotidianamente por um mundo melhor.

Além da homenagem, os finalistas terão espaço para publicar artigos em uma coluna de opinião dentro de Ecoa, terão oportunidades de encontros, troca de conhecimento e treinamentos com parceiros como a Rede Brasil do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), rede Ashoka e Amani Institute e participarão de um workshop de estratégia em redes sociais, de marketing digital e uma consultoria de SEO, com dicas e instruções de como melhorar o alcance online.
Divulgação
Publicado em 27 de outubro de 2021.