Como fazer

Bom para a saúde e para o meio ambiente! Veja como substituir a carne nas refeições

Ajuda o meio ambiente

Segundo o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, adotar uma dieta baseada em vegetais pode ajudar a combater as mudanças climáticas. Isso porque a pecuária bovina, por exemplo, é responsável pela emissão de pelo menos 50% dos gases estufa na atmosfera.

A produção de carne também tem uma alta pegada hídrica. Por exemplo, para produzir 1 kg de carne de frango, são necessários 3.700 litros de água.
Para saber mais o que fazer para ajudar o meio ambiente, clique no botão abaixo.

Getty Images

Então, como substituir?

Conheça as dicas da nutricionista Priscilla Mazza
Getty Images

Precisa consultar um nutricionista?

Não há obrigatoriedade, mas é sempre bom consultar um profissional de saúde capacitado, pois é importante verificar se há algum tipo de carência de vitamina B12, ferro e vitamina D.
Getty Images

Tem que ter proteína!

Não basta trocar a carne apenas por opções mais ricas em carboidratos: arroz com legumes, macarrão com legumes, arroz com batata e legumes. Vão faltar proteínas, o que pode comprometer a sua saúde. Alguns alimentos ricos em proteína são: amendoim, amêndoa, grão de bico, ervilha, aveia e feijão.
iStock

Eu acho muito engraçado quando as pessoas perguntam "você não come carne, então come o que?". Acho isso muito interessante porque tem uma diversidade de coisas que a gente pode encontrar. Eu sei que em alguns lugares é difícil achar uma quantidade de frutas, legumes e verduras, mas pelo menos alguma coisa a gente consegue encontrar para estabelecer uma refeição saudável, prática e acessível

Caroline Costa,
chef de comida de base vegeral
Getty Images
Além de prestar atenção nas combinações (cereal + leguminosas + legumes + verduras e fruta com vitamina C), é importante quando consumir grãos como feijões, ervilha, lentilha, soja (orgânico), grão de bico, edamame (soja verde) realizar a técnica de remolho.

Sempre após consumi-los, é importante incluir um alimento fonte de vitamina C, para auxiliar na absorção do ferro. Também é recomendado aumentar o consumo de folhas verdes escuras como couve manteiga, agrião e legumes como brócolis e alimentos fortificados com cálcio para atingir bons valores desse nutriente.

Getty Images

Alimentação é uma posição política e talvez as pessoas ainda não tenham compreendido o quanto é importante que a gente pense nessa questão, na forma como a gente se alimenta, de quem que a gente tá comprando e de que forma essas ações impactam no meio

Caroline Costa,
chef de comida de base vegeral
Getty Images

Transição saudável

É importante ter refeições coloridas, compostas por frutas, legumes e verduras em boa quantidade, e consumir, ao longo do dia, alguma fonte de cereal, que pode ser proveniente de arroz, pão, farinha, batata, mandioca, mandioquinha, aveia, amaranto, dentre outros.
Divulgação
Além disso, deve-se adicionar alimentos ricos em gorduras boas e vitamina E, azeite de oliva, castanhas, abacate e sempre incluir, em algum período do dia, fonte de ômega 3, por exemplo, como linhaça dourada (azeite, farinha de linhaça dourada estabilizada) ou chia.
iStock

Mais dicas!

Getty Images
Em VivaBem você pode ter mais de dicas sobre o que comer para evitar carência de nutrientes. E se ainda restou alguma dúvida sobre como uma dieta sem carne pode ajudar na sua saúde (além da saúde do seu bolso e do meio ambiente!), olha o que explica a nutricionista Priscilla Mazza:

"A dieta vegetariana é muito rica em fitoquímicos e fibras que auxiliam positivamente na redução dos níveis séricos de colesterol, controle da glicemia sanguínea, redução de risco e prevalência de doença cardiovascular, hipertensão arterial, diversos tipos de câncer, síndrome metabólica e diabete tipo 2"

Getty Images
A dieta vegetariana pode parecer inacessível mas, trabalhos como o da chef Caroline Costa mostram que a alimentação vegetal pode ser barata e saudável. Em sua conta no Instagram (@afro.sou) ela compartilha receitas deliciosas e fáceis de fazer em casa!
Reprodução/ Instagram @afro.sou
Arte/UOL
Publicado em 04 de Maio de 2021.
Reportagem: Camilla Freitas
Edição: Fernanda Schimidt