Obra de Jorge Amado e década de 20 servem de inspiração para menu servido no remake de "Gabriela"

Fabíola Ortiz

Do UOL, no Rio

  • Divulgação

    Banquete da gravação da cena de inauguração do Cabaré Bataclã, da nova novela Gabriela

    Banquete da gravação da cena de inauguração do Cabaré Bataclã, da nova novela Gabriela

Depois de "Cheias de Charme" e "Avenida Brasil", vai ao ar mais uma telenovela na Rede Globo em que a comida também é a estrela.

No remake de "Gabriela" -novela baseada no livro homônimo do escritor baiano Jorge Amado, exibida pela primeira vez em 1975 e que volta ao ar nesta segunda (18)- não há espaço para pratos cenográficos.

"Antes as refeições nas novelas eram falsas, não dava para comer. Os pratos de verdade permitem que as cenas fiquem mais realistas com os atores interagindo com a refeição", explica o chef Marcelo Duque Estrada, responsável pelo cardápio da novela ao lado de seu sócio, Lucas De Carli.

Os dois chefs, que estão à frente do bufê Papilas Gustativas e há cinco anos preparam pratos para produções globais, buscaram na obra de Jorge Amado inspiração para desenvolver um menu saboroso e coerente com a época em que se passa a trama da nova novela das 23h.

"Fizemos o que era servido naquela época. Para "Gabriela", não posso fazer pratos modernos que não existiam na década de 20", destacou Marcelo Duque.

Entre as receitas que aparecerão nas primeiras cenas estão o coroas dos coronéis, feito de costeletas de porco, macarrão fino com raspas de limão, urucum em pó e cenouras; o arroz de Ilhéus, um risoto de frutos do mar servido em barquinhos de bambu e o vol-au-vent de xinxim de galinha com camarão.

Todos os pratos estrelam o banquete da cena de inauguração do cabaré Bataclã. "Este era o único lugar chique na cidade e onde se passa a história. Tem um estilo francês, mas fizemos questão de dar um toque brasileiro ao cardápio", comenta o chef.

Participaram dos três dias de gravação do banquete -que serviu 60 pessoas- a cantora Ivete Sangalo, que interpreta a cafetina Maria Machadão, as atrizes Emanuelle Araújo, que faz Teodora e Leona Cavalli, no papel de Zarolha. A atriz Maitê Proença, que dará vida ao triângulo amoroso com Erik Marmo e José Wilker, também faz parte da cena.

A atriz Juliana Paes, que revive a personagem Gabriela, admitiu ao UOL Receitas que não tem costume de cozinhar no dia a dia, mas "faço uma cuca de banana deliciosa". Para o papel, a atriz conta que teve de aprender a fazer alguns pratos de cozinha e os que ela mais gostou são os pratos tipicamente baianos. "Aprendi a cozinhar acarajé e moqueca de peixe", disse.

Confira a receita de coroa dos coronéis, servida na gravação do Cabaré Bataclã, de "Gabriela".

UOL Cursos Online

Todos os cursos