Espanhola Elena Arzak ganha o título de melhor chef do mundo

Do UOL, em São Paulo

  • Divulgação

A chef Elena Arzak, do restaurante Arzak, em San Sebastián, na Espanha, foi eleita nesta semana a melhor chef do mundo segundo o Veuve Clicquot World's Best Female Chef.

A premiação, divulgada pela publicação britânica "Restaurant Magazine", elege anualmente uma cozinheira com base nos quesitos inovação, criatividade e determinação.

Elena, que seguiu os passos do seu pai, o cozinheiro Juan Mari Arzak, representa a quarta geração da família à frente do restaurante inaugurado em 1897. A casa nos últimos cinco anos tem figurado na lista dos 10 melhores do mundo, além de ser a primeira de cozinha basca a conseguir três estrelas no consagrado "Guia Michelin".

Mulheres nos Negócios
O amor de Elena pela cozinha começou em casa. Mais tarde, em Lucerna, na Suíça, ganhou contornos acadêmicos. Mas foi nas grandes cozinhas da Europa que veio a prática. Ela passou pela Maison Troisgros, Bras e Pierre Gagnaire, na França, Le Gavroche, em Londres e El Bulli, na Espanha, antes de voltar para o negócio da família.

Segundo a organização do prêmio, a chef ganhou respeito internacional por sua constante evolução e abordagem baseada em pesquisas e experimentação de sabores. O prêmio é inspirado na vida e nas realizações de Madame Clicquot, que quase 200 anos atrás estabeleceu o padrão para as mulheres no mundo dos negócios a frente da produção do consagrada champanhe.

A divulgação da lista dos dos 50 Melhores Restaurantes do mundo de 2012 da" Restaurant Magazine" será feita em uma festa de gala no dia 30 de abril, em Londres.

UOL Cursos Online

Todos os cursos