Primeiro mercado noturno de Londres aposta em alta gastronomia a baixo custo

MARINA PETTI
Colaboração para o UOL, em Londres

Nem o termômetro beirando o negativo, nem uma fila dando a volta no quarteirão tem impedido que os londrinos visitem o primeiro mercado gastronômico noturno da cidade, o The Long Table, inaugurado no último dia 25 de novembro. Localizado em um estacionamento no bairro de Dalston, reduto de artistas e descolados no lado leste de Londres, a atração ao ar livre abre toda sexta-feira até o Natal e vem atraindo curiosos com um cardápio variado de comes e bebes a preços baixos.

Veja como é o mercado noturno The Long Table Market
Veja Álbum de fotos

Iniciativa conjunta do chef português Nuno Mendes e da empresa Bootstrap, o mercado tem como objetivo oferecer um espaço para a comunidade se reunir e compartilhar sabores de diversas culturas. "Não é apenas uma celebração da ampla oferta no mercado da culinária de rua, mas também do convívio, da troca, da aproximação das pessoas em volta da mesa", explica Nuno, que é morador da região, onde chefia dois restaurantes, o Viajante e o The Loft Project. 

Para gostos variados
Entre as vinte barracas montadas no estacionamento em Dalston estão quitutes exóticos como o Takoyaki, bolinho de polvo frito, e a panqueca japonesa que leva ovo e repolho, o Okonomiyaki. Entre as delicias mais tradicionais há o cachorro-quente do restaurante The Big Apple e os mini croque monsieur do Le Petit Paris.

O destaque fica, no entanto, por barracas de restaurantes renomados da cidade. Conhecido por servir o melhor steak de Londres, o Hawksmoor levou ao mercado seu coquetel de gim com gengibre, o Shaky Pete's Ginger Brew. Já o premiado mediterrâneo Moro colocou no menu do The Long Table petiscos como o carneiro com feijão branco e a sopa de chorizo.

  • Mariana Bassani/UOL

    Pães custam entre 2,5 e 4 libras em barraca do mercado noturno The Long Table Market

"Estamos felizes em participar. É uma experiência diferente, pois podemos alcançar outro público, pessoas que não necessariamente frequentam o restaurante. O preço aqui é bem mais em conta", explica Samantha Clark, proprietária do Moro. De fato: grande parte das comidinhas e bebidas do mercado custam entre 80 centavos (uma unidade de macaron) e 5 libras (a panqueca japonesa).

Com alta gastronomia a baixo custo, entrada gratuita, música ao vivo e até exposição de arte, o ambiente é convidativo para famílias ou turmas de amigos que procuram uma noite de diversão.

"É uma opção barata para comer, beber e se divertir numa sexta-feira à noite", diz Ravi Diwan, estudante de medicina que não se importou em esperar trinta minutos na fila para entrar no mercado.

Para quem se interessar o programa, a dica é se agasalhar bem e chegar cedo -- de preferência antes das 19h, evitando assim a fila e garantindo espaço na longa mesa comunitária de Dalston.
 


The Long Table Market
Onde: Abbot Street, Dalston, E8 3DP, Londres
Quando: até 25/12, das 18h às 0h
Quanto: entrada gratuita

UOL Cursos Online

Todos os cursos