Divulgação

11 carros que já deram adeus
em 2021

mercado

Por José Antonio Leme

Com o fechamento das fábricas da Ford no Brasil, o Ka deixou de ser fabricado em janeiro e sumiu das concessionárias alguns meses depois.

1 - Ford Ka

Divulgação

Com o fechamento das fábricas da Ford no Brasil, o Ka Sedan também se despediu neste ano.

2 - Ford Ka Sedan

Divulgação

O terceiro modelo nacional da marca norte-americana a sair de linha com o término da produção local foi o pioneiro dos SUVs compactos.

3 - Ford EcoSport

Murilo Góes/UOL

Após 40 anos, o Pajero Full deixa de ser oferecido pela Mitsubishi. Aqui, ele sai de linha com uma série especial de cem unidades.

4 - Mitsubishi Pajero Full

Divulgação

Com vendas baixas, o Etios saiu de linha no Brasil para abrir espaço na fábrica da Toyota para o novo Corolla Cross. Yaris ficou como alternativa.

5 - Toyota Etios Sedã

Divulgação

Mesmo destino teve a versão hatch do compacto, sempre elogiada pelas virtudes mecânicas, mas cujo visual é alvo de críticas.

6 - Toyota Etios

Divulgação

Saiu de linha após duas gerações. A última estava nas ruas desde 2012 sem grandes mudanças. Será substituído em breve por um inédito SUV compacto, produzido em Porto Real (RJ).

7 - Citroën C3

Divulgação

Após 11 anos, o Aircross deu adeus ao Brasil. Ele foi a tentativa da Citroën de brigar com os SUVs compactos, que ela não tinha na linha, até a chegada do C4 Cactus.

8 - Citroën Aircross

Divulgação

O compacto não conseguiu ser o sucessor do Gol por ser muito caro, apesar do projeto moderno. Saiu de linha com apenas uma geração.

9 - Volkswagen up!

Divulgação

Com mais de 20 anos na mesma geração, a primeira Strada saiu de linha no início do ano, após conviver por seis meses com a atual.

10 - Fiat Strada

Divulgação

Em linha durante 11 anos, a picape compacta se despediu para dar espaço a uma rival da Fiat Toro. Sua base era do Agile.

11 - Chevrolet Montana

Divulgação

Repórter: José Antonio Leme

Publicado em 29 de maio de 2021.