Ações da Volks e da Porsche avançam por planos de acelerar fusão

Andreas Cremer
Christian Inton

Em Wolfsburg e Frankfurt (Alemanha)

As ações da Volkswagen tinham forte alta nesta quinta-feira depois do acordo da montadora alemã para comprar a metade remanescente da marca de carros esportivos Porsche, concluindo um prolongado processo de fusão.

As ações da Volkswagen tinham ganho de 5,2% às 11h57 (horário de Brasília), enquanto as da Porsche subiam 1,4%. As companhias anunciaram na quarta-feira que a VW pagará 4,46 bilhões de euros (R$ 11,3 bilhões) em dinheiro e uma ação ordinária para a companhia holding da Porsche por 50,1% dos negócios de carros da marca que ainda não possui.

"A Volkswagen está fazendo um bom negócio", disse o analista Stuart Pearson, do Morgan Stanley, em Londres. Ele prevê que a conclusão do negócio elevará em 6% o lucro da VW no ano que vem.

Com seu volume de vendas subindo perto de 20%, o principal desafio da Porsche é assegurar suficiente capacidade de produção, e a integração com a Volks pode ajudar nesse sentido, acrescentou Pearson.

A Volkswagen planeja começar a produzir alguns modelos Porsche em suas fábricas. Maior montadora da Europa, a fabricante ainda espera acelerar a integração com a Porsche em busca de economias de custos anuais de 700 milhões de euros.

UOL Cursos Online

Todos os cursos